A Economia em Machado de Assis

A Economia em Machado de Assis Gustavo H B Franco

Compartilhe


A Economia em Machado de Assis





Machado de Assis escreveu cerca de 600 crônicas entre 1883 e 1900, muitas delas publicadas em jornais da época e que trataram de temas importantes como a Abolição da Escravatura, o Encilhamento e a Proclamação da República. A partir desse rico e vasto material historiográfico, o ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco produziu uma seleção inédita de textos do escritor, que tratam de temas econômicos e financeiros da época.



Além da seleção, Gustavo Franco introduz e comenta os textos de Machado de Assis, contextualizando os fatos que ganharam a atenção e o olhar do cronista. A economia em Machado de Assis é, assim, um privilégio historiográfico, a chance de visitar o passado brasileiro, em um momento rico e tumultuado, com a companhia de um dos grandes escritores da literatura mundial e um dos mais brilhantes economistas do país.



“Franco volta a surpreender. Escrevendo sobre o ‘olhar oblíquo do acionista’, o autor demonstra possuir um olhar tão oblíquo quanto o do bruxo do Cosme Velho, pois conseguiu descobrir em várias crônicas de Machado de Assis um leitmotiv que escapou a críticos literários dotados de visão mais retilínea. ... O livro é um deleite, e um deleite duplo. É bem escrito, bem argumentado, e abre trilhas para uma nova compreensão de Machado de Assis. Oferece ainda, como bônus, uma oportunidade para ler ou reler algumas das melhores crônicas de Machado.”



(SERGIO PAULO ROUANET)

Economia, Finanças / Ensaios / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
A Economia em Machado de Assis

Similares

(4) ver mais
Machado de Assis e a Administração Pública Federal
Machado de Assis, historiador
Cem anos sem Machado de Assis
Machado de Assis

Estatísticas

Desejam8
Trocam1
Avaliações 3.0 / 2
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 100
100%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

63%

38%

silmar
cadastrou em:
16/12/2009 18:51:49
Marta
editou em:
12/11/2017 13:36:39