A Educação da Vontade

A Educação da Vontade Jules Payot


Compartilhe


A Educação da Vontade





A causa de quase todos nossos fracassos, de quase todos nossos males, é uma só: a fraqueza da vontade. É nosso horror do esforço, principalmente do esforço prolongado. Nossa passividade, nossa leviandade, nossa dissipação, são outros tantos nomes para designar esse fundo de universal preguiça que é para a natureza humana o que é o peso para a matéria.

Podemos dizer, infelizmente, que o nosso sistema de ensino tende a agravar essa preguiça intelectual fundamental. Os programas de ensino parecem destinados a fazer de todo aluno um disperso. Obrigam esses infelizes adolescentes a adejar sobre todas as coisas e proíbem-nos, pela variedade de matérias a absorver, de penetrar com profundidade em qualquer assunto.

Em vez de tratar da educação da vontade in abstracto, tomamos como tema essencial a educação da vontade tal como é exigida pelo trabalho intelectual prolongado e perseverante. Estamos persuadidos de que os estudantes e em geral todos os trabalhadores da inteligência encontrarão aqui indicações de grande utilidade. Já ouvi muitos jovens lamentarem-se da ausência de um método para chegar ao domínio de si. Ofereço-lhes o que me sugeriram sobre esse assunto cerca de quatro anos de estudos e meditações.

Educação / Pedagogia

Edições (1)

ver mais
A Educação da Vontade

Similares

(13) ver mais
Opúsculo sobre o modo de aprender e de meditar
12 regras para a vida
O Trabalho Intelectual
A Vida Intelectual

Resenhas para A Educação da Vontade (64)

ver mais
maravilhoso!
on 19/5/20


Payot nos desafia a ver que nossa vontade pode (e deve) ser moldada, mas para isso precisamos exercitar alguns sentimentos e reprimir outros. É um livro muito prático, escrito para jovens estudantes e focado no trabalho intelectual, mas que pode ser aproveitado em qualquer fase da vida. Afinal, cada um de nós tem pelo menos um hábito que deseja pôr em prática, não é?... leia mais

Vídeos A Educação da Vontade (8)

ver mais
A Educação da Vontade - Conclusão (19/19)

A Educação da Vontade - Conclusão (19/19)

A Educação da Vontade - 5.1.A opinião, os professores, etc (17/19)

A Educação da Vontade - 5.1.A opinião, os pro

A Educação da Vontade - 4.4. As alegrias do trabalho (16/19)

A Educação da Vontade - 4.4. As alegrias do t

A Educação da Vontade - 4.2. Os inimigos a combater: os colegas, etc.(14/19)

A Educação da Vontade - 4.2. Os inimigos a co


Estatísticas

Desejam152
Trocam1
Avaliações 4.4 / 412
5
ranking 63
63%
4
ranking 27
27%
3
ranking 8
8%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

36%

64%

Andre
editou em:
22/06/2022 02:30:19

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR