A Espera

A Espera Ha Jin


Compartilhe


A Espera





Lin Kong é um médico na China da década de 1960. Todo ano ele volta à aldeia de Ganso para tentar se divorciar da mulher, Shuyu, e assim ficar disponível para se casar com Manna Wu, jovem enfermeira do hospital onde trabalha. Durante dezoito anos, Lin Kong tenta em vão: na última hora, sua mulher sempre desiste de lhe conceder a separação. Durante dezoito anos, ele e Manna Wu mantêm um relacionamento sem contato corporal - e é durante essa espera que transcorre a maior parte do romance. Leal ao extremo, feia, pés atados, Shuyu - com quem o médico se casou por arranjo entre famílias - encarna a China rural, arcaica; arrasta consigo um tipo de vida tacanha de que Lin Kong quer se livrar. Manna Wu, por sua vez, representa a China urbana e a possibilidade (que ele julgava descartada) de conhecer o amor.

O medo da solidão, as armadilhas da honestidade, a fragilidade dos vínculos familiares, a força da internalização das normas sociais e a inexistência de privacidade numa sociedade vigiada são temas explorados com rara sensibilidade por Ha Jin - um chinês que, escrevendo em inglês, obteve uma das honrarias literárias mais prestigiosas dos Estados Unidos: o National Book Award.

Edições (1)

ver mais
A Espera

Similares

(4) ver mais
O Sonho Da Aldeia Ding
Irmãos
O ensandecido
Alfred e Emily

Resenhas para A Espera (1)

ver mais
on 12/10/13


Um bom livro, com personagens bem humanos, cheios de defeitos. Lin, por exemplo, é um homem egoísta e acomodado, na minha opinião. Com uma esposa submissa e tradicional, que vive para cuidar dos sogros e da filha, ele passa a maior parte de seu tempo na cidade, onde trabalha como médico. Durante muito tempo, acomodado com sua vida dividida entre o trabalho de médico na cidade e os poucos dias que passa no interior com a família, ele não se importou por continuar com um casamento conven... leia mais

Estatísticas

Desejam18
Trocam1
Avaliações 4.1 / 26
5
ranking 35
35%
4
ranking 42
42%
3
ranking 19
19%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

32%

68%

Dani...
cadastrou em:
05/02/2009 12:49:49