A História de Eva

A História de Eva Eva Schloss


Compartilhe


A História de Eva





Em março de 1938, os alemães invadiram a Áustria e a jovem Eva Geiringer e sua família tornaram-se refugiadas. Como muitos judeus, eles fugiram para Amsterdã, onde se esconderam dos nazistas até serem traídos e presos em maio de 1944. Lá, antes de mergulhar na clandestinidade, Eva conheceu Anne Frank, de quem se tornou amiga, e suas famílias, vizinhas de rua, também mantinham uma boa relação. No dia de seu aniversário de 15 anos — a mesma idade de Anne —, Eva foi capturada com os pais e o irmão e eles foram enviados para Auschwitz-Birkenau — alguns meses antes de os Frank serem descobertos. Durante os nove meses seguintes, Eva e sua mãe, Fritzi, enfrentaram as violências e humilhações diárias de um campo de concentração e escaparam do fuzilamento em diversas “triagens”. Só se livraram com vida dessa terrível experiência graças a uma série de acontecimentos fortuitos.

Com o fim da guerra, elas descobriram que o irmão e o pai de Eva não haviam sobrevivido. Depois de uma traumática jornada de volta, Eva e Fritzi conseguem retornar à Holanda, e ao voltarem para o antigo apartamento em Amsterdã, reencontram o vizinho Otto Frank, que descobrira que sua mulher e as duas filhas também haviam sido mortas. As famílias se aproximaram e, depois de algum tempo, Fritzi acabou casando-se com Otto. A dor do luto e o sofrimento que compartilhavam os uniu para que formassem um novo núcleo familiar e prosseguissem com suas vidas. Junto com Otto, Eva participou dos trabalhos de divulgação dos famosos diários de Anne Frank, mas somente depois de quarenta anos conseguiu compartilhar sua história pessoal.

Em um relato preciso e comovente, ela relembra o cotidiano no campo de concentração e os horrores do capítulo mais desumano da Segunda Guerra Mundial. A história de Eva é uma narrativa difícil de ser esquecida, além de um documento indispensável sobre o momento histórico que expõe o lado mais irracional do poder e da política.

“Poderoso, uma comovente e inspiradora narrativa de triunfo pessoal.” – Publisher’s Weekly

“Uma jovem corajosa e inteligente conta como superou um mundo de pesadelo.” – Jewish Chronicle

“Um importante livro sobre o Holocausto.” – Jewish Telegraph

“Uma história digna de ser contada. Começa a partir do fim do diário de Anne Frank.” – New York Daily News

Biografia, Autobiografia, Memórias / Drama / História / Não-ficção

Edições (2)

ver mais
A história de Eva
A História de Eva

Similares

(11) ver mais
Depois de Auschwitz
Os Colegas de Anne Frank
Lembrando Anne Frank
O Sobrevivente

Resenhas para A História de Eva (24)

ver mais
on 19/6/20


Chorei junto com a autora... Ao ler os horrores sofridos durante o regime nazista.... leia mais

Estatísticas

Desejam165
Trocam1
Avaliações 4.4 / 252
5
ranking 60
60%
4
ranking 29
29%
3
ranking 11
11%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

12%

88%

Ariela
cadastrou em:
21/06/2021 13:53:15
Ariela
editou em:
21/06/2021 13:53:54

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR