A Ilustre Casa de Ramires

A Ilustre Casa de Ramires Eça de Queiroz


Compartilhe


A Ilustre Casa de Ramires





Edição inédita e exclusiva de A Ilustre Casa de Ramires, por Eça de Queirós.

A história aparente narra a vida de Gonçalo Mendes Ramires, a sua chegada à política e as tradições familiares portuguesas, mas fica evidente a analogia que Eça faz com a História portuguesa, as suas mudanças políticas e a sua tradição. O administrador Gouveia, uma das personagens, chega a afirmar, nas últimas linhas da obra, que o seu amigo Gonçalo se parece com Portugal.

Escrita e publicada em meio a instabilidade política da monarquia e sob a humilhação do Ultimato inglês, o autor sugere um retorno ao colonialismo e à aristocracia como saída para Portugal.

A representação proposta por Eça é construída a partir de Gonçalo Mendes Ramires, um fidalgo, morador da pequena Vila Clara que ambiciona participar da política. Quando um amigo de Ramires o convida para publicar um romance nos Annaes da Literatura, vê sua grande chance de ter o nome reconhecido e ingressar finalmente na política. Dessa forma o protagonista de Eça torna-se também ele autor de uma novela, uma novela histórica que se passaria no Século XIII e teria como personagem um ancestral seu, Tructesindo Ramires, fiel cavalheiro do rei D. Sancho I e que se vê em meio a briga entre o rei D. Afonso II e as suas irmãs, depois da morte do Rei, em 1211. Porém, toda a narrativa de Gonçalo não passa de uma versão em prosa, frouxa e mal elaborada de um poema escrito anos atrás por um tio e publicado num jornal de província. Seus talentos literários não passam da mal dissimulada cópia, como sua estrutura moral não passa de um jogo hábil entre interesse e conveniência social.

A presença destas duas histórias paralelas fazem de Ilustre Casa um romance de formação, ou seja, um romance sobre a arte de escrever. E Eça sugere que a escrita é um trabalho árduo, duro, de muito esforço, pois narra o seu Ramires cansado após horas de produção num gabinete fechado. Ou pressionado pelo editor e sem as páginas concluídas. Esta concepção, tão oposta aos românticos, será no Século XX estudada e aplicada em diversas oficinas literárias.

Romance / Literatura Estrangeira / Ficção

Edições (30)

ver mais
A ilustre casa de Ramires
A ilustre Casa de Ramires
A Ilustre Casa de Ramires
A Ilustre Casa de Ramires

Similares

(10) ver mais
A Ilustre Casa de Ramires
A Literatura Portuguesa Através dos Textos
O Monge de Cister
Os Fidalgos da Casa Mourisca

Resenhas para A Ilustre Casa de Ramires (83)

ver mais
No papel era perfeito para mim, já na prática...
on 24/4/22


Eu realmente não consegui me imergir nem um pouco nesse livro e foi bastante complicado para mim reter as informações dele, acredito que sua linguagem e o jeito como a trama foi desenvolvida, transitando entre passado e presente, foram as principais causas disso. A experiência só não foi pior porque alguns diálogos e certas situações, todas estas da fase "atual" da obra, conseguiram me divertir um pouco. Contudo, ao ler resenhas mais especializadas sobre a obra pela internet, vi que ... leia mais

Estatísticas

Desejam91
Trocam50
Avaliações 3.5 / 574
5
ranking 21
21%
4
ranking 29
29%
3
ranking 35
35%
2
ranking 12
12%
1
ranking 3
3%

26%

74%

Jefferson376
cadastrou em:
25/10/2020 11:26:07
Guilherme
editou em:
03/11/2020 21:57:04

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR