A Luneta Mágica

A Luneta Mágica Joaquim Manuel de Macedo


Compartilhe


A Luneta Mágica





Publicado em 1869, o livro é considerado o primeiro romance de fantasia da literatura brasileira. A obra foge do romance, dando implicação maior a uma fábula com lição de moral. De forma crítica e bem-humorada, ele faz um retrato do Brasil no final do segundo império, mais precisamente da cidade do Rio de Janeiro.

A trama é contada por Simplício, que sofre de miopia física e também de miopia moral, o que faz com que o considerem um bobo e inocente. Ele conhece um gravador de vidros chamado Reis, que lhe apresenta ao mágico Armênio, único que poderia lhe fazer uma lente para voltar a enxergar. A questão é que a luneta que o mágico lhe dá faz com que Simplício enxergue o mal das pessoas se olhar por mais de três minutos.

Joaquim Manuel de Macedo (1820/1882) foi médico, jornalista, político, professor, romancista e poeta. Seu romance mais conhecido, “A Moreninha”, lhe deu fama e fortuna. Foi preceptor e professor dos filhos da Princesa Isabel.

Fábula / Fantasia / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (22)

ver mais
A Luneta Mágica
A Luneta Mágica
A luneta mágica
A Luneta Mágica

Similares

(41) ver mais
A Tentação Cósmica
A Lente de Diamante
A chave do tamanho / Fábulas
A Chave do Tamanho

Resenhas para A Luneta Mágica (113)

ver mais
A Luneta Mágica
on 15/3/13


Já imaginou se você pudesse ver as coisas e as pessoas não pela aparência, e sim pela personalidade, pelo interior? Seria ótimo descobrir se certo individuo, que você tanto confia, é um crápula! Ou que aquela mulher que você considera feia e estúpida tem um bom coração. Esse é o tema tratado no livro A Luneta Mágica, escrito por Joaquim Manoel de Macedo em 1869. O personagem principal é Simplício, um míope dependente de sua família, que consiste em um irmão, uma prima e uma tia. O p... leia mais

Estatísticas

Desejam74
Trocam68
Avaliações 3.7 / 1.831
5
ranking 27
27%
4
ranking 32
32%
3
ranking 29
29%
2
ranking 9
9%
1
ranking 3
3%

27%

73%

Nana Barcellos | @cantocultzineo
cadastrou em:
20/03/2024 12:09:17
Nana Barcellos | @cantocultzineo
editou em:
20/03/2024 12:09:36

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR