A mão do autor e a mente do editor

A mão do autor e a mente do editor Roger Chartier


Compartilhe


A mão do autor e a mente do editor





Historiografia, crítica tex­tual e estudos bibliográficos articulam-se nos 12 ensaios que compõem esta obra para produzir uma arqueo­logia do processo editorial e mostrar que “a mão do autor” e “a mente do editor” sempre estiveram unidas. Roger Chartier analisa o processo de continuidade e descontinuidade da palavra escrita, de Gutenberg à invenção do conceito moderno de literatura, oferecendo significativa contribuição para a atual reflexão sobre a história do livro.

Um dos objetivos básicos do volume, ele escreve, é alcançar melhor compreensão de elementos concorrentes na história, como as figuras e fórmulas que governam os textos ficcionais: “Obras de ficção – ou pelo menos algumas delas – e a memória coletiva ou individual davam ao passado uma presença que com frequência era mais forte do que aquela que os livros de história podiam fornecer”.

Daí a ênfase do livro em obras maiores de literatura, que ao longo dos séculos funcionaram de modo a talhar maneiras de pensar e sentir. O autor busca recolocar textos como Dom Quixote e peças de Shakespeare dentro de seus próprios contextos, diferentes do atual, recuperando o modo como foram originalmente criados, encenados, publicados e apropriados.

Tal preocupação justifica-se porque, de acordo com Chartier, as obras sempre sofreram impactos do trabalho de uma série de pessoas envolvidas com o processo de edição e impressão. Dos escribas do início da Idade Mo­derna, que transcreviam os originais do manuscrito do autor, aos censores que autorizavam a publicação, editores e revisores que preparavam e corri­giam o texto para a impressão.

Em diálogo com autores como Braudel, Febvre, Ricoeur e Freud, Chartier anali­sa esses processos, buscando os rastros que eles deixaram depositados sobre as obras no decorrer da História. E, ainda, o modo como contribuíram para a constituição do cânone literário e a noção de autoria nos séculos passados.

Edições (1)

ver mais
A mão do autor e a mente do editor

Similares

(14) ver mais
Os desafios da escrita
O Diabo na Água Benta
Leituras e leitores na França do Antigo Regime
Abrir a história

Estatísticas

Desejam20
Trocam1
Avaliações 4.5 / 9
5
ranking 56
56%
4
ranking 44
44%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

25%

75%

Mr. Hyde
cadastrou em:
20/12/2014 00:08:29

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR