A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo


Compartilhe


A Moreninha





O estudante Filipe convida seu amigo e também estudante, Augusto, para um fim de semana em sua casa, na ilha de Paquetá. Augusto é famoso pela inconstância em relação à namoradas. Filipe aposta que desta vez ele se apaixonará por uma de suas primas. Na ilha, Augusto descobre a adolescente Carolina (a Moreninha), irmã de Filipe, que lhe desperta sentimentos contraditórios.
Em seguida, defendendo-se da acusação de leviano com as donzelas, explica a dona Ana, avó da jovem, o motivo de sua volubilidade. Quando tinha treze anos estava brincando na praia com uma linda e desconhecida menina. Na ocasião, aparecera um rapazinho, dizendo que o pai estava prestes a morrer. As crianças visitam o moribundo e, constatando a pobreza da família, dão-lhe o dinheiro que possuíam. O doente pede um objeto pessoal de cada um: Augusto entrega-lhe o camafeu da gravata, a garota um anel. Os objetos são embrulhados em pedaços de pano e cosidos por sua esposa. Depois, o moribundo entrega a cada um a jóia do outro, dizendo que eles se amariam e no futuro se tornariam marido e mulher. Portanto, o rapaz ficara preso a esta promessa juvenil.
O jogo entre o juramento do passado e o amor do presente - pois, obviamente, Augusto acaba gostando de Carolina - se alterna com brincadeiras marotas, erotismo negaceado, vinganças adolescentes, bilhetes secretos, problemas nos estudos, proibições paternas, etc. Tudo é bastante pueril e inocente, embora se possa perceber nessa ciranda de namoricos um retrato aproximado dos folguedos sentimentais permitidos na época.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (87)

ver mais
A Moreninha
A Moreninha (eBook)
A Moreninha
A Moreninha

Similares

(90) ver mais
A Moreninha (audiolivro)
Inocência
Vai Dar Tudo Certo
A Viuvinha

Resenhas para A Moreninha (972)

ver mais
on 19/7/22


A Moreninha é um dos romances tarimbados em listas de vestibular por ser um dos senão o primeiro romance brasileiro... o que não implica que a leitura seja lenta ou a escrita defasada. Joaquim Manuel de Macedo parecia escrever com a alegria típica de quem absolutamente não se sentia intimidado pela façanha e o resultado é uma história leve e fácil de assimilar. A galeria de personagens raramente ultrapassa os vinte anos, portanto não espere grandes discussões filosóficas ou morais. ... leia mais

Vídeos A Moreninha (4)

ver mais
Resenha: A moreninha de Joaquim Manuel de Macedo ? Palavras Mágicas

Resenha: A moreninha de Joaquim Manuel de Mac

A Moreninha

A Moreninha

A Moreninha | Joaquim Manoel de Macedo || Resenha do livro | ENEM

A Moreninha | Joaquim Manoel de Macedo || Res

BOOK WEEK #38: 4 Dicas de Livros para o Dia dos Namorados

BOOK WEEK #38: 4 Dicas de Livros para o Dia d


Estatísticas

Desejam626
Trocam555
Avaliações 3.6 / 27.510
5
ranking 26
26%
4
ranking 28
28%
3
ranking 32
32%
2
ranking 10
10%
1
ranking 4
4%

16%

84%

Danibô
cadastrou em:
22/06/2010 01:27:30
Pedro
editou em:
22/12/2022 16:08:45

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR