A ordem do dia

A ordem do dia Éric Vuillard


Compartilhe


A ordem do dia





A ordem do dia, vencedor do prêmio Goncourt 2017, é uma narrativa histórica, gênero-aposta nos maiores mercados editoriais do mundo. É um fenômeno de vendas na Europa, em especial na Espanha, onde foi publicado pela Planeta/Tusquets España.

Nele, narra-se de forma crua, direta e irônica, sem rodeios ou meias-palavras, os bastidores de dois dos momentos-chave da Segunda Guerra Mundial: o apoio dado pelos maiores industriais da Alemanha a Hitler e a anexação da Áustria ao Reich.

20 de fevereiro de 1933. Em um dia como outro qualquer em Berlim, os grandes líderes da indústria alemã se reúnem com os maiores dirigentes do Partido Nazista. Na pauta, a decisão de investir ou não na campanha de Hitler e seus companheiros pelo poder do país.

12 de março de 1938. A anexação da Áustria ao Reich é iminente. Um dia repleto de situações e personagens por vezes grotescos e ridículos, prestes a entrar para a história. Nos jornais, pipocam as imagens inéditas de um grande exército motorizado, símbolo de um poder inaudito e da modernidade de uma nova guerra. Por trás da glória apregoada pela propaganda de Goebbels, a verdade que se esconde nos bastidores mostra um desenrolar dos fatos muito menos gloriosos: no lugar da força de vontade e da determinação de um povo pretensamente destinado à grandeza, surge uma combinação de intimidação e puro blefe.

Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
A ordem do dia

Similares

(5) ver mais
A Ordem do Dia
Continente Selvagem
Continente Selvagem
A Guerra de Winston

Resenhas para A ordem do dia (1)

ver mais
10 CONSIDERAÇÕES SOBRE A ORDEM DO DIA, DE ÉRIC VUILLARD OU SOBRE TEMPOS SOMBRIOS
on 19/8/19


1 - Até que ponto estamos distantes da barbárie? Que lógica social permite e cria condições para que ideais políticos nefastos como o nazismo? Quais esquecimentos são propícios a se esconder que a morte de milhões de seres humanos não mancha apenas a farda fúnebre de um ditador de bigodinho? Essas são algumas questões que poderíamos levantar - ou num termo melhor, talvez, revitalizar os - questionamentos que mantenham luzes sobre um dos tempos mais sombrios da humanidade sobre este pla... leia mais

Estatísticas

Desejam30
Trocam1
Avaliações 4.2 / 23
5
ranking 39
39%
4
ranking 52
52%
3
ranking 4
4%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

46%

54%

Carolina.Porne
cadastrou em:
05/07/2019 14:23:16
Pri Paiva
editou em:
10/07/2019 13:59:18
Pri Paiva
aprovou em:
10/07/2019 14:01:12