A polícia da memória

A polícia da memória Yoko Ogawa


Compartilhe


A polícia da memória





A polícia da memória, publicado originalmente em 1994, chega ao Brasil pela Estação Liberdade. O livro, finalista do International Booke Prize 2020, e do National Book Awards 2019, foi traduzido em diversos idiomas e, mais uma vez, marca o talento da escritora contemporânea Yoko Ogawa.

Em narrativa melancólica, o leitor é conduzido ao submundo das memórias perdidas. Em tom de ficção cientifica, uma ilha governada por policiais que buscam vestígios de lembranças.

Na ilha, os objetos, casas, e famílias inteiras somem sem deixar vestígios. Sem que as pessoas sequer se atentem, e notem os desaparecimentos, pois as lembranças furtivamente também já se foram. Na trama, uma escritora tenta manter intactos resquícios de histórias, de algo que possa permanecer. Não é fácil, já que tudo ao redor desaparece, e ela não pode contar sequer com a própria memória.

O leitor é convidado, instintivamente, a acessar o seu próprio arcabouço de lembranças, e percorre uma jornada de memórias que gostaria de preservar. Acessar as memórias é acessar, também, o que criamos e o que se mistura ao real.

Ler A polícia da memória é embarcar no mais profundo do ser. Há uma pergunta que circunda toda a narrativa: Se pudesse, o que você preservaria intacto, e não perderia da memória?

Distopia / Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
A polícia da memória

Similares

(7) ver mais
1984
Fahrenheit 451
Admirável Mundo Novo
Nós

Resenhas para A polícia da memória (33)

ver mais
Decepção
on 13/7/21


Sei que cada um tem um ponto de vista e que o momento da leitura pode afetar nossa relação com o livro, mas, embora esse livro seja de leitura fácil e rápida, não consegui me conectar com a personagem e nem com a história. O enredo prende em alguns momentos, mas com desfechos tão simplórios que não me agradoaram em nada. Final previsível e passa a impressão que ela não sabia como terminar.... leia mais

Estatísticas

Desejam93
Trocam1
Avaliações 4.1 / 157
5
ranking 41
41%
4
ranking 45
45%
3
ranking 14
14%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

21%

79%

Toni
cadastrou em:
30/03/2021 10:54:05
Jenifer
editou em:
05/05/2021 22:32:34

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR