A Retirada

A Retirada Noam Chomsky (Em Português)


Compartilhe


A Retirada


Iraque, Líbia, Afeganistão e a fragilidade do poder Estadunidense




No século XX, os Estados Unidos se tornaram uma grande potência mundial. Mas sua história de dominação e imperialismo surge ainda no século XIX, sempre marcada por ofensivas militares: com massacre dos povos nativos do Velho Oeste, que acabou se ampliando para o âmbito internacional com a invasão do território do México e na tentativa de subjugar outros países da América Central; com a criação do Estado de Israel, com a Guerra Fria – e os conflitos quentes, como Coreia, Vietnã, entre outros – e, por fim, com a ofensiva sobre o Oriente Médio e as mais recentes formas híbridas de desestabilização de governos e Estados. O poder militar é, assim, uma das principais formas que as classes dominantes daquele país utilizaram ao longo da história para perpetuar sua dominação imperialista.

O poder econômico é outra frente fundamental para essa supremacia. Para ficarmos em apenas um exemplo, podemos citar o criminoso bloqueio a Cuba, que já dura mais de 60 anos e cria grandes dificuldades para o desenvolvimento da Revolução Cubana. É dessa maneira que o maior país imperialista é retratado em A retirada. Uma nação que invade e destrói países, comete genocídios, devasta e saqueia economicamente regiões inteiras à revelia de qualquer acordo internacional para manter sua dominação. Articulando essas distintas formas de demonstração e afirmação de poder – e que também são uma demonstração, ao mesmo tempo, de fragilidade, uma vez que é sempre uma supremacia calcada na violência e na competição em termos desiguais.

Noam Chomsky e Vijay Prashad, dois dos mais importantes intelectuais contemporâneos anti-imperialistas, fazem uma análise da crise econômica, moral, social e militar pela qual os EUA passam, cujo um dos principais sintomas é o de não aceitar sua derrota, mesmo que para isso seja necessário ”cair atirando”

Política / Sociologia

Edições (1)

ver mais

Similares

(10) ver mais
Quem Manda no Mundo?
Internacionalismo ou extinção
Réquiem Para o Sonho Americano
Estados Fracassados

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.8 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Thiago149
cadastrou em:
25/07/2023 12:04:46
João gregorio
editou em:
25/07/2023 12:05:01

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR