A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell


Compartilhe


A Revolução dos Bichos





A Revolução dos Bichos é um ensaio político sobre como as revoluções podem ser vítimas de contrarrevoluções, virando as costas para suas próprias ideias originais. A obra chega a mapear razoavelmente o progresso de algumas revoluções históricas, principalmente a Revolução Russa de 1917. Mas, descrita dessa forma, ninguém além de alguns poucos acadêmicos algum dia se interessaria em lê-la. A genialidade de Orwell estava em atingir o mesmo objetivo através de um formato de fábula, o que encaminhou a sua história até uma audiência de massa; afinal, sua obra poderia ser entendida, como ele mesmo afirmou, por praticamente qualquer um.

Então, Orwell seguiu os passos de Walt Disney e La Fontaine, que consistia em contar uma história sobre seres humanos através de animais. No processo, o autor revelou que os pecados dos revolucionários não estão limitados a pessoas diretamente envolvidas em revoluções de fato. Na verdade, esta é uma possibilidade humana permanente: um dia acreditar piamente nos mais elevados ideais, e depois eventualmente trair todos eles.

Hoje, toda vez que uma revolução dá errado, as pessoas retornam às questões de A Revolução dos Bichos, e declaram que a obra estava à frente de seu tempo. Ora, mas está é precisamente a genialidade da fábula de Orwell: ao cortar todas as referências humanas contemporâneas, Orwell encontrou uma maneira de nos contar sobre nós mesmos em todo e qualquer tempo, inclusive no futuro. Esta obra é, portanto, um clássico eterno.

Ficção / Jovem adulto / Política / Contos / Infantojuvenil / Aventura / Comunicação / Distopia / Drama / Fábula / Literatura Estrangeira / Romance / Sociologia / Suspense e Mistério

Edições (46)

ver mais
A Revolução dos Bichos
A Revolução dos Bichos
A Revolução dos Bichos
A Revolução dos Bichos

Similares

(70) ver mais
1984
Admirável Mundo Novo
Fahrenheit 451
Não Verás País Nenhum

Resenhas para A Revolução dos Bichos (3.310)

ver mais
Quatro pernas bom, duas pernas ruim!
on 15/2/13


A Revolução dos Bichos, escrito na época da Segunda Guerra Mundial, ataca de forma alegórica o modelo soviético sob a ditadura de Stalin. Dessa maneira, cria-se um retrato muito fiel, por meio dos bichos, do que ocorre de fato na tentativa de implantar o comunismo. Um leitor distraído pode pensar que se trata de um livro infantil e de fato, a engenhosidade de George Orwell é tamanha que, além de ser uma denúncia do que ocorre na União Soviética, ta... leia mais

Vídeos A Revolução dos Bichos (21)

ver mais
Vlog de Leituras de Novembro (2020) | Um Livro e Só

Vlog de Leituras de Novembro (2020) | Um Livr

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS / A FAZENDA DOS ANIMAIS, de George Orwell | Rebecca Gueiros

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS / A FAZENDA DOS ANIMAI

A revolução dos bichos de George Orwell | Gato Letrado

A revolução dos bichos de George Orwell | Gat

A Fazenda dos Animais, Dumplin' e Tradução de Títulos

A Fazenda dos Animais, Dumplin' e Tradução de


Estatísticas

Desejam8.729
Trocam268
Avaliações 4.5 / 68.910
5
ranking 63
63%
4
ranking 27
27%
3
ranking 8
8%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

32%

68%

raph
cadastrou em:
02/01/2021 14:35:41
raph
editou em:
02/01/2021 14:37:19