A ronda das estações

A ronda das estações Kâlidâsa


Compartilhe


A ronda das estações (Rubáiyát)





Com ilustrações e diagramação similares à primeira edição de 1944, A ronda das estações faz parte da reedição da Coleção Rubáiyát e conta com tradução de Lúcio Cardoso, um dos maiores romancistas do século XX.

Em A ronda das estações (Ritusamhâra), escrito no século V, Kâlidâsa aproxima natureza e prazeres sensuais, revelando como o amor apaixonado se reacende e se transforma com a chegada de cada nova estação. O lirismo e a paixão perpassam todo o texto. O poema erótico provavelmente foi escrito na juventude do autor, que é conhecido como um dos maiores escritores sânscritos de todos os tempos.

A tradução é de Lúcio Cardoso, um dos mais importantes escritores e poetas brasileiros. Nascido em Curvelo (MG) em 1912, é autor do prestigiado romance Crônica da casa assassinada. Traduziu diversas obras para a Editora José Olympio, incluindo Ana Karenina, de Leon Tolstói, e Orgulho e preconceito, de Jane Austen. Em 1966, recebeu o Prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra. Faleceu em 1968, no Rio de Janeiro (RJ).

A ronda das estações faz parte da reedição de títulos da Coleção Rubáiyát em comemoração pelo ano do 90° aniversário da José Olympio, uma das editoras pioneiras e mais inovadoras do país. Essa publicação devolve aos leitores e leitoras de hoje a oportunidade de conhecer a histórica coleção – composta de grandes clássicos orientais e ocidentais.

Literatura Estrangeira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
A ronda das estações

Similares

(11) ver mais
O livro de Job
O Vento da Noite
The recognition of Sakuntala
The Recognition of Sakuntala

Resenhas para A ronda das estações (6)

ver mais
Estações!!!
on 23/1/23


Poemas destacados a partir das estações do ano, e como cada uma delas era apreciada e vista aos olhos do autor, com traços de lirismo, sensualidade e romance. "Ah! que a estação do outono, deliciosa amante, traga a ti numerosas alegrias, com seu sorriso de lótus branco, seus lábios de lótus vermelho, seus olhos de lótus azul, e seu vestido luminoso como as flores abertas do Kaçá."... leia mais

Estatísticas

Desejam9
Trocam1
Avaliações 3.4 / 40
5
ranking 5
5%
4
ranking 48
48%
3
ranking 40
40%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

20%

80%

Roberto
cadastrou em:
20/02/2022 13:37:51
Fernando
editou em:
12/12/2022 09:33:42

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR