A Rua dos Cataventos

A Rua dos Cataventos Mário Quintana


Compartilhe


A Rua dos Cataventos


Edição Comemorativa




[Edição Comemorativa] A série completa dos sonetos modernistas que constituem seu livro de estreia, A rua dos cataventos, de 1940. Entre a canção e o soneto, assim começa a profícua e produtiva carreira poética de Mario Quintana. Da canção singela, rimas simples, métricas consagradas, pode-se dizer que encerra a essência, o ponto de partida do lirismo moderno (leia-se: romântico e pós-romântico). Encarnação chapliniana de algum jovem Goethe à beira do Guaíba esquecido, o poeta já de saída invoca a poesia como dança primaveril, no poema que abre o volume. Ao percorrer os versos de Canções, porém, o leitor descobre estar diante de intimidade mais complexa: o espírito dançante do lírico se deixa marcar por delicada melancolia, diante da morte como fato da vida. É um olhar de menino que o poeta lança ao redor. E, como tal, poroso. Aberto para os detalhes do mundo, micro/macrocosmo. Nos sonetos de "A rua dos cataventos", o poeta estreante se faz catavento, se faz rua, funde-se à paisagem do bairro, é um poeta de luz e encantamentos. O dia feérico compensa os abismos da lua. Já nas agudas prosas e aforismos de Sapato florido, Quintana revela-se pensador veloz e surpreendente do real e do surreal.
====
A RUA DOS CATAVENTOS, de Mario Quintana. Pôrto Alegre: Of. Gráf. da Livraria do Globo — Barcellos, Bertaso & Cia. Segunda Edição, 1940, 154 pp. ; Nº 7 da Coleção Tucano (Azul / Poesias). Capa de Edgar Koetz. Uma coletânea de 35 sonetos com o gosto simbolista; brochura: livro de bolso: "o livro de sonetos que reabilitou este gênero de poesia e revelou ao Brasil um de seus maiores poetas".
====
[Plano da "COLEÇÃO TUCANO"]: Os gêneros literários segundo as côres das capas:
LARANJA - Romances, novelas e contos psicológicos ou de costumes.
VERMELHO - Romances, novelas e contos policiais e de aventuras.
LILÁS - Teatro.
VERDE - Viagens. — Explorações. — Natureza.
VINHO - Biografias. — Memórias. — História.
AMARELO - Divulgação cultural. — Ensaios.
AZUL - Histórias românticas. — Poesias.
BEIGE - Clássicos.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
A Rua dos Cataventos

Similares

(14) ver mais
A rua dos cataventos
Mário Quintana de Bolso
80 Anos de Poesia
 80 Anos de Poesia

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

João gregorio
cadastrou em:
28/10/2022 11:12:09
orffeus
editou em:
24/02/2023 12:24:02

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR