A última mensagem de Hiroshima

A última mensagem de Hiroshima Takashi Morita




A última mensagem de Hiroshima


O que vi e como sobrevivi à bomba atômica.




Como sobreviver com a mente cheia de memórias da Segunda Guerra Mundial? Como lidar com o trauma de ter presenciado a destruição arrebatadora de uma bomba atômica praticamente ao seu lado? E como pensar em salvar civis quando sua própria vida está em jogo? Conheça neste livro a história do Sr. Takashi Morita, sobrevivente da bomba atômica que dizimou milhares de seres humanos e que até hoje manifesta efeitos na saúde física e mental da população de Hiroshima e de Nagasaki.
Era 6 de agosto de 1945. Ninguém poderia prever, mas foi neste dia que a vida de inúmeros japoneses – e das gerações subsequentes – mudaria para sempre. As consequências da bomba atômica foram devastadoras, e não apenas no que diz respeito à saúde daqueles que se encontravam nas imediações do epicentro, como é o caso do Sr. Takashi, que exercia o ofício de soldado na época. Para além das numerosas enfermidades oriundas da intensa radiação emitida em Hiroshima e Nagasaki, os atingidos pelas bombas sofreram muita discriminação, principalmente pelo fato de as consequências decorrentes da radiação para os sobreviventes e seus descendentes serem ainda uma incógnita.
Após sofrer situações tão devastadoras como as que o Sr. Takashi viveu, muitos de nós provavelmente sucumbiríamos ao rancor. A sabedoria, no entanto, com a qual ele enfrentou suas memórias mais sombrias é inspiradora. Quando questionado a respeito de suas mágoas com relação aos norte-americanos, responsáveis pelo envio da bomba atômica a Hiroshima, o veterano responde: "Estavam apenas fazendo o seu trabalho."
O perdão, a compreensão, a empatia e todos os laços e fortalezas construídos em detrimento de um passado que é impossível de esquecer são lições que o Sr. Takashi, agora um comerciante de 92 anos que vive no Brasil, visa nos ensinar neste emocionante relato.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Brasileira / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
A última mensagem de Hiroshima

Similares

(11) ver mais
Nihonjin
Corações Sujos
Os Japoneses
O Último Trem de Hiroshima

Resenhas para A última mensagem de Hiroshima (6)

ver mais
Não à guerra. NÃO à bomba nuclear.
on 20/8/17


Acho que qualquer movimento à favor da pacificação ou pelo menos contra à guerra deve ser válido. Em minha viagem ao Japão passei por 2 museus que mostram o drama de quem passou por isso (em Hiroshima e em Okinawa). E de tudo o que vi, o que mais me marcou foram os relatos de uma senhora sobrevivente da guerra em Okinawa que trabalhava como voluntária num desses museus... Ele era uma das enfermeiras recrutadas com menos de 14 anos que cuidavam dos soldados feridos, mesmo sabendo que nã... leia mais

Vídeos A última mensagem de Hiroshima (2)

ver mais
A última mensagem de ?Hiroshima

A última mensagem de ?Hiroshima

A última mensagem de ?Hiroshima

A última mensagem de ?Hiroshima


Estatísticas

Desejam315
Trocam2
Avaliações 4.5 / 90
5
ranking 68
68%
4
ranking 21
21%
3
ranking 10
10%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

22%

78%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
01/02/2017 17:20:40
Pri Paiva
editou em:
27/04/2017 09:28:37
Pri Paiva
aprovou em:
02/02/2017 16:48:15