A Velocidade da Luz

A Velocidade da Luz Javier Cercas


Compartilhe


A Velocidade da Luz





Embaralhando ficção e realidade – os dados biográficos do narrador do romance coincidem em grande parte com os do autor –, Cercas agarra à unha aqui o tema da solidão do escritor diante do caos irredimível do mundo. Como encontrar uma voz própria em meio a essa algaravia? Como enunciar algo que não acrescente simplesmente ruído ao ruído?
O enredo de A velocidade da luz, grosso modo, é a relação entre um escritor espanhol e um veterano norte-americano da guerra do Vietnã, Rodney Falk, que ele conheceu na Universidade de Urbana, uma cidadezinha próxima a Chicago. Com base em suas lembranças de Falk e nas cartas que este mandava do front ao pai, o escritor/narrador pretende entender os enigmas do amigo americano e produzir um livro a respeito.
Assim como em Soldados de Salamina, a história narrada é também uma discussão sobre a tentativa de narrá-la. Como quem monta um quebra-cabeças infernal, o narrador busca reconstituir a trajetória de um homem dilacerado pelos horrores da guerra para dar a ela algum sentido. A tarefa, desde logo, é impossível, mas, como se diz a certa altura do romance, só merecem ser contadas as histórias que não se pode contar.
Com espantoso domínio literário, entrelaçando com maestria a ação e a reflexão, Cercas nos conduz do interior da Catalunha ao interior de Illinois, de Barcelona a aldeias vietnamitas, saltando as décadas para a frente e para trás, sempre fazendo de conta que ainda está à procura da melhor maneira de dizer o que tem a dizer. O resultado é um livro fascinante e perturbador, em que a arte de narrar encontra ao mesmo tempo seu questionamento mais agudo e sua mais alta expressão.

Romance

Edições (4)

ver mais
A Velocidade da Luz
A Velocidade da Luz
A Velocidade Da Luz
A Velocidade Da Luz

Similares

(14) ver mais
O Coração É um Caçador Solitário
Salinger
Soldados de Salamina
As Leis da Fronteira

Resenhas para A Velocidade da Luz (16)

ver mais
Cru...
on 27/2/14


Quando Tatiana Feltrin disse que A Velocidade da Luz foi um dos melhores livros que ela leu no ano passado (2013), não hesitei. Confiando no gosto da blogueira, comecei a leitura às cegas, sem ter lido sinopse ou sequer alguma resenha e, portanto, não tinha ideia do que me aguardava. A Velocidade da Luz conta a história de um espanhol aspirante a escritor- o narrador, que sonha em escrever um livro, e Rodney Falk, um americano veterano da guerra do Vietnã. O narrador deixa a Espanh... leia mais

Vídeos A Velocidade da Luz (4)

ver mais
Resenha #10 - A velocidade da luz

Resenha #10 - A velocidade da luz

A Velocidade da Luz - Javier Cercas -  O Grande Desafio do Culto Booktuber 2017

A Velocidade da Luz - Javier Cercas - O Gran

A Velocidade da Luz - Javier Cercas - RESENHA

A Velocidade da Luz - Javier Cercas - RESENHA

A Velocidade da Luz (Javier Cercas)

A Velocidade da Luz (Javier Cercas)


Estatísticas

Desejam388
Trocam4
Avaliações 4.3 / 443
5
ranking 48
48%
4
ranking 36
36%
3
ranking 14
14%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

31%

69%

Marcos
cadastrou em:
27/03/2013 00:07:17