A Vida dos Vertebrados

A Vida dos Vertebrados Pough...


Compartilhe


A Vida dos Vertebrados





A Vida dos Vertebardos tem se mostrado um instrumento de grande valia nos cursos de Ciências Biológicas ao longo desses últimos anos, pois os textos abordam diferentes aspectos da biologia, morfologia e fisiologia dos Chordata, com maior ênfase àqueles relacionados aos Vertebrata, tanto na perspectiva filogenética como na conservação das espécies viventes. Um dos motivos do sucesso desta obra é o fato dos conteúdos, das diferentes áreas da Biologia, serem apresentados em uma linguagem fluente, agradável e de forma integrada, o que permite uma visão ampla e, ao mesmo tempo, aprofundada dos temas, o que cativa diferentes leitores, do iniciante da graduação aos pós-graduandos dos Cursos de Biociências.

Nessa edição, os autores ousaram reformular a sequência dos temas em relação às edições anteriores no sentido de facilitar a sua integração nos diferentes grupos de vertebrados. Esse rearranjo considerou a apresentação de novos grupos fósseis com reorganização de algumas filogenias, principalmente de grupos mais basais dos Sauropsida e Synapsida. Os autores avançam também na terminologia filogenética eliminando o termo anamniótico e colocando em seu lugar o termo não-amniótico, e adotando o termo não-aves para grupos ancestrais mais próximos de Aves. Os temas relacionados à filogenia e à biologia dos Vertebrata foram atualizados tendo como base bibliografia recente e reconhecida. Portanto, uma nova leitura é apresentada sobre esses temas, principalmente, no grupo dos Sauropsida e da irradiação dos hominídeos.

A equipe de pequisadores e professores, incumbida tanto do trabalho de tradução como de assessoria desta obra, manteve-se fiel ao conteúdo e estilo dos autores.

Nesta edição, assim como nas anteriores, os tradutores cuidaram da uniformização dos termos anatômicos respeitando as normas das Nomimas Anatômicas Veterinária, Ave e Humana. É o caso do termo pelvino, por exemplo, cunhado da palavra latina pelve. Como o termo pélvico, mais difundido e conhecido dos alunos, também se mostra adequado, esses dois termos são apresentados ao longo dos textos no sentido de ampliar o vocabulário técnico-científico do aluno de Ciências Biológicas. Outro cuidado em relação aos termos anatômicos foi o respeito às especificidades das Nominas dos diferentes táxons. Por exemplo, seguindo a orientação do especialista em Aves, adotou-se os termos anterior e posterior para designarem, respectivamente, membros peitorais e pelvinos das Aves. Já para o restante dos táxons adotou-se os termos peitorais e pelvinos ou pélvicos registrados nas Nominas Anatômicas para as nadadeiras e membros pares dos diversos grupos de vertebrados.

Os tradutores e assessores da 4ª edição de "A Vida dos Vertebrados" objetivam com as interferências citadas contribuir na atualização dos temas relativos aos Chordata e no processo de aprendizagem dos alunos do ensino superior da área Biológica.

Edições (2)

ver mais
A Vida dos Vertebrados
A Vida dos Vertebrados

Similares

(3) ver mais
Evolução
A Grande História da Evolução
Parque Natural Municipal do Rio do Peixe

Resenhas para A Vida dos Vertebrados (2)

ver mais
Referência no estudo dos vertebrados
on 20/4/11


Que atire a primeira pedra aquele que, quando falado sobre biologia ou zoologia, não pensa imediatamente em um vertebrado, provavelmente um mamífero de grande porte. Tudo bem, ainda tomarei algumas pedradas, mas é fato: para a maioria das pessoas, “biologia” está de forma irrevogável associada a vertebrados. Esperado pelo fato de sermos vertebrados, mas tantalizador frente à imensa variedade de invertebrados, que compõe bem mais que a metade das espécies que existem e já existiram. B... leia mais

Estatísticas

Desejam23
Trocam1
Avaliações 4.6 / 61
5
ranking 66
66%
4
ranking 30
30%
3
ranking 5
5%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

20%

80%

Ludmilla
cadastrou em:
13/06/2009 19:49:53

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR