Abecedário de personagens do folclore brasileiro

Abecedário de personagens do folclore brasileiro Januária Cristina Alves


Compartilhe


Abecedário de personagens do folclore brasileiro





A obra apresenta 141 personagens da cultura popular, suas características físicas e psicológicas, origens e o enredo do qual fazem parte, além das obras de autores ou pesquisadores em que foram citadas.
Seres que você conhece e outros de que nunca ouviu falar estão reunidos em uma das mais amplas pesquisas já realizadas sobre folclore nacional. Organizado por Januária Cristina Alves e ilustrado por Cezar Berje, o livro Abecedário de personagens do folclore brasileiro é resultado de uma parceria da FTD Educação com as Edições Sesc São Paulo e apresenta, de maneira original e consistente, um dos nossos mais importantes patrimônios imateriais do País.
Saci-Pererê, Lobisomem, Mula sem Cabeça, Boto, Bumba meu Boi. Dos fascinantes seres que habitam a imaginação dos brasileiros, estes são apenas alguns dos mais conhecidos. Este Abecedário apresenta mais de 140 personagens da cultura popular, suas características físicas e psicológicas, origens e o enredo do qual fazem parte, além das obras de autores ou pesquisadores em que foram citadas. Figuras como o auspicioso Hipocampo, a selvagem Onça da Mão Torta, o monstruoso Arranca-Língua, a desafiadora Teiniaguá, o vingativo Poronominare, o perturbador Tutu, o feroz Anhangá, o perigoso Lucas da Feira e a horrível Pisadeira fazem parte deste projeto ousado e original, só tornado possível graças a uma rigorosa investigação bibliográfica.
Januária Cristina Alves, jornalista, escritora e pesquisadora da cultura popular brasileira, reúne neste livro dois anos de intensa coleta de dados acerca dos mais relevantes personagens do folclore nacional, valendo-se de fontes de grandes folcloristas – Câmara Cascudo, Sílvio Romero, Simões Lopes Neto, José Ribeiro, Rossini Tavares de Lima, Lindolfo Gomes, Amadeu Amaral e Ricardo Azevedo, entre outros – e acrescentando novos tijolos a esse universo que está sempre em construção, no cotidiano do povo, em registro literário. A pesquisa inédita resultou numa obra que transcende restrições de faixas etárias.
A autora também contou com a arte de Berje, responsável pelo desafio de dar rosto a seres que, em vários casos, nunca tinham recebido uma representação visual. Suas ilustrações ressaltam não só as características físicas dos personagens, bem como seus traços de caráter ou os enredos dos quais fazem parte. Muitas vezes, um elemento da ilustração descortina detalhes não revelados pelo texto, criando um verdadeiro diálogo entre as linguagens. Letras e imagens se misturam aos cheiros, rumores e mistérios que apenas essas personagens são capazes de nos despertar.

Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Abecedário de personagens do folclore brasileiro

Similares

(1) ver mais
A moça da varanda e outros contos de assombração do interior de Minas Gerais

Resenhas para Abecedário de personagens do folclore brasileiro (3)

ver mais
on 4/7/20


A imaginação do povo é realmente incrível, e esse livro é a prova. Várias histórias reunidas, detalhadas e com ilustraçôes que as representam fielmente. Uma obra-prima, sem dúvida.... leia mais

Estatísticas

Desejam22
Trocam1
Avaliações 4.8 / 17
5
ranking 82
82%
4
ranking 18
18%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

37%

63%

Thaís Vitale (@LiteraturaNews)
cadastrou em:
11/09/2017 08:41:42