Abismo em Chiaroscuro

Abismo em Chiaroscuro Alcebíades Diniz...


Compartilhe


Abismo em Chiaroscuro


Ficções e Visões Goyescas




Foi no Renascimento, com as descobertas em torno da perspectivação volumétrica – das cenas, dos objetos, das distâncias entre elementos diversos –, a noção de contrastes violentos ou nuançados de tons claros e escuros tornou-se uma ferramenta bastante popular para a obtenção de certa tensão dramática. Conforme a expressão do artista renascentista se diversificava, de pinturas a óleo até xilogravuras, passando por afrescos e gravações diversas, o claro-escuro torna-se mais e mais complexo; hachuras harmoniosas ou caóticas, expressando nuances múltiplas de uma realidade plena de contradições, horrores e uma estranha, mas intensa, possibilidade de beleza.

Já no século XVIII, surgiu na Espanha um estranho e distante discípulo de Dürer. É bem verdade que nosso pintor (nascido a 30 de março de 1746 na pequena Fuendetodos, na província de Saragoça e falecido no exílio em Bordéus, em 1828) não foi apenas discípulo de Dürer; suas composições prestavam reverência aos seus mestres, da Espanha e do exterior, mas extrapolavam esse campo, atingindo uma intensidade única. Seu nome, Francisco José de Goya y Lucientes e sua atividade mais usual era criar espanto, drama e horror intensos apenas pelo ondear da sombra representada em tela, o abismo em claro-escuro.

Nunca, nem antes ou depois de Goya, as representações de procissões tiveram essa carga apocalíptica; ou a Inquisição pareceu tão brutal e injusta; ou o demônio obteve uma aparência tão palpável, plena de ameaça e de uma paradoxal esperança; até mesmo suas composições mais enigmáticas e singelas, como a que mostra um cachorro parcialmente afundando em um imenso campo de lama (obra que o artista e escritor Antonio Saura afirmou ser "a mais bela pintura do mundo"), apresentam através da tensão e nuance de suas cores um drama inexorável e terrível, tão comovente quanto impiedoso.

Como tributo ao grande demiurgo visionário que foi Goya, criador e destruidor de mundos em suas telas, a Raphus Press apresenta Abismo em Chiaroscuro/Chiaroscuro Void, coletâneas (em português e inglês) de poesia e ficção trazendo alguns dos mais extraordinários autores do horror fantástico contemporâneo.

Contos / Ficção / Horror

Edições (1)

ver mais
Abismo em Chiaroscuro

Similares

(4) ver mais
Aparições
Incantations/Sortilégios
Crias de Hypnos
Imagine uma Floresta

Resenhas para Abismo em Chiaroscuro (0)

ver mais
O terror nas sombras de Goya
on 17/10/23


Em 1792, durante uma viagem a Andaluzia, Goya contraiu uma doença grave e desconhecida, deixando-o confinado a uma cama durante meses. Sofrendo alucinações e fortes dores de cabeça, Goya perdeu parcialmente sua visão e tornou-se surdo definitivamente. Mesmo após a lenta recuperação, que permitiu-lhe voltar a andar porém com grandes dificuldades, a doença afetou completamente sua autoestima e teve um impacto muito forte em sua obra a partir dali. Suas pinturas perderam a alegria e torna... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.8 / 4
5
ranking 75
75%
4
ranking 25
25%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Vitor Silos @vitus_livrus
cadastrou em:
19/10/2021 14:17:46
Vitor Silos @vitus_livrus
editou em:
19/10/2021 14:18:47

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR