Ação e A Busca da Felicidade

Ação e A Busca da Felicidade Hannah Arendt


Compartilhe


Ação e A Busca da Felicidade





A obra de Hannah Arendt (1906-1975) constitui uma das mais importantes contribuições para se compreender o complexo quadro político do século XX. Os quatro ensaios reunidos nessa edição pertencem a três momentos diferentes de sua trajetória e têm como principais temas de análise a liberdade e o exercício da política. “Imperialismo totalitário: reflexões sobre a revolução húngara” fez parte da edição de 1958 de Origens do totalitarismo, o primeiro livro da autora, e expande a noção de totalitarismo de forma a dar conta do caso soviético. Trata-se também de uma veemente denúncia do massacre do levante de Budapeste, feita pouco tempo depois do emblemático episódio.

Os ensaios “Ação e a busca da felicidade” (1961) e “Revolução e liberdade” (1962) datam do período em que a escritora preparava o livro Sobre a revolução, de 1963, que investiga basicamente as duas revoluções modernas – a francesa e a americana – destacando uma forma política nova que aparece com elas, o sistema dos conselhos.

Ambos os textos fazem o elogio do caráter espontâneo da ação e lembram da alegria da participação na vida política, resgatando a noção de felicidade pública. Já em “Direitos públicos e interesses privados” (1974), um dos últimos escritos da autora, Hannah Arendt insiste que a liberdade não se esgota no âmbito da vida privada e individual, mas é uma qualidade da experiência política, devendo ser considerada até como sua razão de ser.

Com seu espírito aberto e de forte teor crítico, os ensaios desse livro integram a Coleção Ensaios Contemporâneos, buscando estimular uma interrogação sobre nosso tempo.

História / Política

Edições (1)

ver mais
Ação e A Busca da Felicidade

Similares

(12) ver mais
Eichmann em Jerusalém
Origens do Totalitarismo
A Condição Humana
Entre o Passado e o Futuro

Resenhas para Ação e A Busca da Felicidade (1)

ver mais
Boa organização para se começar a entender Hannah Arendt.
on 27/10/20


É o tipo de livro que se pode ler sem muitos pré requisitos teóricos para que se consiga um bom entendimento, a questão contextual é bem explicada no prefácio escrito pela organizadora, além de ser constituída pôr textos do período maduro de Arendt então pode servir como introdução para aqueles que não se sentirem seguros para enfrentar obras mais densas como: Origens do Totalitarismo, Einchmann em Jerusalém, A Condição humana ou A vida do Espírito ( este infelizmente não terminado) Os... leia mais

Estatísticas

Desejam11
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 6
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

31%

69%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
18/02/2018 00:30:10
@rosilealove
editou em:
10/11/2020 16:19:02

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR