Açúcar Amargo

Açúcar Amargo Luiz Puntel


Compartilhe


Açúcar Amargo (Série Vaga-lume)





Marta é uma menina doce e estudiosa, filha de um casal de lavradores, que vive com os pais e o irmão mais velho em uma fazenda no interior de São Paulo. A garota está terminando seus estudos no Ensino Fundamental, e as amigas começam a falar sobre garotos e a pensar em namorar.
Um dia, após voltar da escola para a fazenda onde seus pais moram e trabalham, ela descobre que sua família vai ter que se mudar. O fazendeiro dono das terras onde vivem vai transformar tudo em canavial.
Marta e os pais vão morar na periferia de outra cidade próxima e acabam encontrando uma realidade mais dura do que aquela à qual estavam acostumados.
Sob o ponto de vista de uma jovem decidida, este clássico da literatura juvenil conta a história dos trabalhadores rurais no interior paulista e vai conquistar os leitores das novas gerações.

Infantojuvenil / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Açúcar Amargo

Similares

(4) ver mais
Os  Barcos de Papel
A Aldeia Sagrada
Os Miseráveis
Açúcar amargo

Resenhas para Açúcar Amargo (4)

ver mais
O açúcar nem sempre é doce
on 11/1/21


Com uma premissa simples, esse livro entrega muito mais do que o que leitor esperava. Se passa no interior e retrata bem a realidade das famílias de cortadores de cana. Além de ser habituado nesse cenário de trabalho braçal, ele ainda trás um tema importantíssimo, que é o movimento trabalhista (lembrei do livro de Marx em muitas cenas); então vemos a união dos trabalhadores em busca de uma realidade melhor. A personagem principal, Marta, evoca com o louvor a questão do machismo, trazen... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam3
Avaliações 3.9 / 74
5
ranking 35
35%
4
ranking 38
38%
3
ranking 23
23%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

15%

85%

Dan
cadastrou em:
12/10/2015 17:50:47

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR