Açúcar Amargo

Açúcar Amargo Luiz Puntel

Resenhas - Açúcar Amargo

Le Rosa 11/01/2021

O açúcar nem sempre é doce
Com uma premissa simples, esse livro entrega muito mais do que o que leitor esperava. Se passa no interior e retrata bem a realidade das famílias de cortadores de cana. Além de ser habituado nesse cenário de trabalho braçal, ele ainda trás um tema importantíssimo, que é o movimento trabalhista (lembrei do livro de Marx em muitas cenas); então vemos a união dos trabalhadores em busca de uma realidade melhor. A personagem principal, Marta, evoca com o louvor a questão do machismo, trazendo uma reviravolta muito importante à trama. O final chega a emocionar. É um livro fluido, rápido de ler e que tem muito a agregar.
Bianca | @citacaoemcitacao 11/01/2021minha estante
Lembro que li esse livro bem nova, minha mãe tem vários da coleção Vagalume. Nostalgia ??

Guacira.GonAalves 28/09/2020

O livro Açúcar amargo trata da história dos bóias-frias dos canaviais e sua luta por direitos.
Um livro que nos faz parar para refletir sobre a questão das desigualdades sociais que nosso país enfrenta. Independente do ano em que a história se passa, podemos perceber a questão da luta de classes e da luta por direitos, principalmente, por parte da mulher.
Aqui conhecemos Marta, uma menina que cursa a oitava série e que briga em casa pelo direito de estudar e também por ser valorizada por seu pai, homem bruto e trabalhador que estava acostumado a trabalhar como fazendeiro e se vê obrigado a se tornar um boia-fria, sem direitos e correndo risco de vida nos caminhões.
uma história bem interessante e que nos faz refletir sobre como funciona o nosso país. A eterna luta de classes por direitos. Mostra também o quão desvalorizada a mulher.

Macielð 20/12/2021

I Believe in Mudinho supremacy
Mostra muito bem a realidade de muitos trabalhadores no Brasil e a luta das mulheres pela igualdade no trabalho. Algumas vezes dá uma tristeza de tanto que a protagonista sofre, mas o final é muito interessante e sinto que o livro cumpriu muito bem o seu papel.

Jéss 28/06/2020

Essa eu li pois a minha mãe sempre falou com muito carinho desse livro. A história fala sobre um grupo social explorado e ameaçado por pessoas que não se importam com suas vidas.

Lorena445 29/09/2022

Amei!
Eu não esperava muita coisa porque já ouvi falarem mal, mas eu fiquei chocada com a forma que a protagonista engana até o leitor...

JV Lucas 19/05/2023

Uma menina e sua luta.
Livro para jovens e adultos, conta sobre as dificuldades que o boia-fria enfrentava em sua rotina difícil. Atualmente essa profissão praticamente não existe mais, porém as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores são as mesmas por mais que as décadas e o trabalho mudem. Um livro de um debate social poderoso, onde acima de tudo mostra como o machismo estrutural funciona em vários setores de nossa sociedade. Apesar da leitura simples e rápida, posso afirmar que não é uma leitura qualquer e fútil para jovens, mas uma lição e acima de tudo abre portas para que os jovens possam se apropriar do debate de classes que é importantíssimo no nosso país.

gaby 07/06/2022

Luta pelas leis trabalhistas
Recomendo a leitura, aborda sobre a realidade de muitos trabalhadores brasileiros, como o machismo, a exploração, as injustiças, os esteriótipos, a desigualdade social, os movimentos trabalhistas, então o livro trata de causas importantíssimas que muitas vezes são silenciadas, mas são extremamente necessárias que as pessoas tenham conhecimento. O livro cumpriu seu objetivo, deixou um ensinamento.
A leitura é rápida, leve, fácil, ótimo para trabalhar debates acerca do assunto.
*Eu estava super apoiando Tião e Marta mas a história tomou outro rumo.

Luana 03/11/2022

Livro q a escola pediu. Apesar de nunca ler, esse eu fui obrigada pq aconteceria uma prova do livro. Mas porém, todavia, entretanto, n foi uma das piores leituras

Gaby'sð 16/01/2023

?Situação precária
?Conflitos familiares
?Adolescência
?Importância dos estudos
?Reinvindicação pelos direitos dos trabalhadores e das mulheres
?Cumplicidade
?Reconciliação

Resumir esse livro em uma palavra?
*TOCANTE*

Que leitura maravilhosa gente... Impossível não grifar quase metade do livro kkkkkk, pois é um livro que além de aprender muito sobre a situação dos lavradores, êxodo-rural, bóia-fria, entre outras curiosidades, ainda tem muito a questão pessoal, as emoções, como cada um se sente sobre a situação... E isso é algo incrível!

So856 21/07/2022

Açúcar amargo ??
Não sabia o que eram bóias-frias até ler esse livro. Marta é uma personagem forte e determinada, e os outros personagens também têm características marcantes. Este livro é um verdadeiro tesouro. Tem gatilhos.

Laurie 31/12/2022

acontece
a história é foda, li esse livro pra trabalho de escola, não gostei tanto pq tava com ódio disso no diaKKKK