Açúcar Amargo

Açúcar Amargo Luiz Puntel

Resenhas - Açúcar Amargo

Le Rosa 11/01/2021

O açúcar nem sempre é doce
Com uma premissa simples, esse livro entrega muito mais do que o que leitor esperava. Se passa no interior e retrata bem a realidade das famílias de cortadores de cana. Além de ser habituado nesse cenário de trabalho braçal, ele ainda trás um tema importantíssimo, que é o movimento trabalhista (lembrei do livro de Marx em muitas cenas); então vemos a união dos trabalhadores em busca de uma realidade melhor. A personagem principal, Marta, evoca com o louvor a questão do machismo, trazendo uma reviravolta muito importante à trama. O final chega a emocionar. É um livro fluido, rápido de ler e que tem muito a agregar.
Bianca | @citacaoemcitacao 11/01/2021minha estante
Lembro que li esse livro bem nova, minha mãe tem vários da coleção Vagalume. Nostalgia ??

Sabryelle Torres 23/08/2019

Em "Açúcar amargo" acompanhamos o desenvolvimento da personagem Marta, que tem sua vida transformada após a família ser despedida da terra onde morava e trabalhava para um fazendeiro no interior paulista. Nesse romance de formação, a história conta a realidade, ao usar como plano de fundo a vida das pessoas que trabalham como "boias-frias", expondo a precariedade, a negligência e tantos outros problemas a que esses trabalhadores rurais são submetidos. É uma leitura muito objetiva, pois o autor sabe inserir a reflexão nos diálogos dos personagens e ao mesmo tempo que eles vão se dando conta da situação em que sobrevivem, o leitor (se leigo no assunto) também vai conhecendo essas perspectivas de perto. Luiz Puntel soube escrever com um olhar sensível essa dura realidade, infelizmente ainda encontrada em muitos interiores do Brasil.

Jéss 28/06/2020

Essa eu li pois a minha mãe sempre falou com muito carinho desse livro. A história fala sobre um grupo social explorado e ameaçado por pessoas que não se importam com suas vidas.

Guacira.GonAalves 28/09/2020

O livro Açúcar amargo trata da história dos bóias-frias dos canaviais e sua luta por direitos.
Um livro que nos faz parar para refletir sobre a questão das desigualdades sociais que nosso país enfrenta. Independente do ano em que a história se passa, podemos perceber a questão da luta de classes e da luta por direitos, principalmente, por parte da mulher.
Aqui conhecemos Marta, uma menina que cursa a oitava série e que briga em casa pelo direito de estudar e também por ser valorizada por seu pai, homem bruto e trabalhador que estava acostumado a trabalhar como fazendeiro e se vê obrigado a se tornar um boia-fria, sem direitos e correndo risco de vida nos caminhões.
uma história bem interessante e que nos faz refletir sobre como funciona o nosso país. A eterna luta de classes por direitos. Mostra também o quão desvalorizada a mulher.

Macielð 20/12/2021

I Believe in Mudinho supremacy
Mostra muito bem a realidade de muitos trabalhadores no Brasil e a luta das mulheres pela igualdade no trabalho. Algumas vezes dá uma tristeza de tanto que a protagonista sofre, mas o final é muito interessante e sinto que o livro cumpriu muito bem o seu papel.

Loh Valente 31/01/2022

Leiam
É um livro rápido e agradável de ser lido. Aborda uma temática importante, o movimento trabalhista (rural), retratando muito bem a realidade dos cortadores de cana, dos boias-frias.
É um ótimo livro para se trabalhar com os alunos em sala de aula, gerando debates muito bons sobre o assunto.
O final é emocionante.

Muito bom, recomendo.

Nathi 19/02/2022

Dei 3 estrelas (por dó). No começo achei horrível e no fim eu estava no começo. Na minha opinião, o livro passa um bom ensinamento e mostra a luta de uma mulher querendo fazer o q gosta (mesmo sendo para ajudar sua família), em meio a uma época machista e com o patriarcado muito presente no dia a dia da protagonista. O final foi um plot, mas... me decepcionei com a escolha amorosa da mesma. (mas cada um com seu cada qual né)
PS: foi obrigatório da escola

gaby 07/06/2022

Luta pelas leis trabalhistas
Recomendo a leitura, aborda sobre a realidade de muitos trabalhadores brasileiros, como o machismo, a exploração, as injustiças, os esteriótipos, a desigualdade social, os movimentos trabalhistas, então o livro trata de causas importantíssimas que muitas vezes são silenciadas, mas são extremamente necessárias que as pessoas tenham conhecimento. O livro cumpriu seu objetivo, deixou um ensinamento.
A leitura é rápida, leve, fácil, ótimo para trabalhar debates acerca do assunto.
*Eu estava super apoiando Tião e Marta mas a história tomou outro rumo.

Leitora 17/07/2022

Gostei muito dessa leitura, é um livro que conta as amarguras da vida. A história de Marta uma moça que vive na roça, que batalha em estudar, mas infelizmente seu pai não aceita. Iai acontece várias reviravoltas na vida dessa menina, que está em fase de amadurecimento, e tem uma personagem que vai ajudar ela a entender todo esse processo. Marta nessa sua vida turbulenta encontra seu grande amor.??

So856 21/07/2022

Açúcar amargo ??
Não sabia o que eram bóias-frias até ler esse livro. Marta é uma personagem forte e determinada, e os outros personagens também têm características marcantes. Este livro é um verdadeiro tesouro. Tem gatilhos.

Bruno 18/09/2022

Açúcar pode ser amargo
Açúcar Amargo é uma história mais leve e tranquila, mas que possui uma história boa.
Várias vezes me vi sem o incentivo ou vontade ler, acredito que isso seja por ser uma história mais leve, mas, para mim, o que salvou o livro foram os personagens. Personagens bem interessantes e com personalidades fortes (tais como a da Marta), o que torna o livro um bom referencial para entendimento de personagens com tais personalidades .

Recomendo a leitura para dar uma descontraída, como no intervalo entre um livro e outro (mais profundos).

Lorena445 29/09/2022

Amei!
Eu não esperava muita coisa porque já ouvi falarem mal, mas eu fiquei chocada com a forma que a protagonista engana até o leitor...