As Barbas do Imperador

As Barbas do Imperador Lilia Moritz Schwarcz


Compartilhe


As Barbas do Imperador


D. Pedro II, um monarca nos trópicos




Misto de ensaio interpretativo e biografia de d. Pedro II, este livro materializa o mito monárquico ao descrever, por exemplo, a construção dos palácios, a mistura de ritos franceses com costumes brasileiros, a maneira como a boa sociedade praticava a arte de bem civilizar-se, a criação de medalhas, emblemas, dísticos e brasões, a participação do monarca e o uso de sua imagem em festas populares.

Com sua murça de penas de tucano, Pedro II de certo modo legitimava a tropicalização dos costumes monárquicos; depois, trocando o manto imperial pelas roupas de cidadão, estará de algum modo anunciando a decadência do Império. Promovendo um diálogo fértil entre sua argumentação e a riquíssima iconografia apresentada, a autora mostra de que maneira a monarquia brasileira tornou-se um mito não apenas vigoroso, mas extremamente singular.

Prêmio Jabuti 1999 de Melhor Ensaio e Biografia

História do Brasil

Edições (2)

ver mais
As Barbas do Imperador
As Barbas do Imperador

Similares

(38) ver mais
D. Pedro II
Mauá
Princesa Isabel - Uma Viagem no Tempo
D. Pedro

Resenhas para As Barbas do Imperador (12)

ver mais
Bastante esclarecedor
on 17/12/13


O livro não é exatamente uma biografia de D. Pedro II, embora esta seja a espinha dorsal do livro. Muito mais que isso, o livro mostra todo o ambiente envolvendo a corte, às vezes até exaustivamente, o que torna alguns capítulos (como o referente aos títulos de nobreza concedidos pelo Imperador)um pouco cansativos. Porém é um livro excelente, bastante revelador, principalmente quando relata os últimos anos do Império, quando fica claro que D. Pedro estava exausto de ser Imperador. Outr... leia mais

Vídeos As Barbas do Imperador (1)

ver mais
As Barbas do Imperador: a biografia de D. Pedro II - 2/2

As Barbas do Imperador: a biografia de D. Ped


Estatísticas

Desejam204
Trocam2
Avaliações 4.4 / 256
5
ranking 55
55%
4
ranking 33
33%
3
ranking 11
11%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

53%

47%

Fotossíntese
cadastrou em:
09/03/2009 15:10:31
Ricardo Santana
editou em:
17/01/2017 20:41:22