As Catilinárias

As Catilinárias Cícero


Compartilhe


As Catilinárias


Texto integral latino em ordem direta, com tradução justalinear




Marco Túlio Cícero, o grande orador e político romano, exerceu decisiva influência em um momento crucial da história de Roma, unindo reflexão filosófica à ação política.

É autor de diversos tratados filosóficos sobre o Estado, o bem, o conhecimento, a velhice, o dever, a amizade, que transmitem a tradição do pensamento grego. é também, ao lado de Demóstenes, o maior expoente da oratória clássica.

Cícero fez malograr a conjuração de Catilina, político romano que tramava um golpe de Estado, contra quem pronunciou as quatro Catilinárias(63a.C.).

O conjunto destes discursos celebrizados sob o nome de Catilinárias foi usado durante muito tempo como uma das principais formas de ensino de agurmentação.

Edições (3)

ver mais
As Catilinárias
As Catilinárias
As Catilinárias

Similares

(9) ver mais
Lentulus - Encarnações de Emmanuel
Conjuração de Catilina
Obras: Guerra Catilinária/ Guerra Jugurtina
O Artista do Amor

Resenhas para As Catilinárias (1)

ver mais
Principal Dever
on 17/1/16


Qual o principal dever que devemos seguir como parâmetro? - resposta de Cícero: ser honesto. E qual é o segundo dever?…. Ser honesto e basta, pois ao respeitar a honestidade estamos levando em conta o sumo bem que é característica do ser virtuoso. E portanto diante de qualquer situação, ao qual se coloca a pergunta: o que devo fazer? A resposta de Cícero é absolutamente clara: devemos medi-lo pelo criterio da honestidade e não da nossa propria vantagem. Mas o que é ser honesto? Ser h... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam1
Avaliações 3.7 / 31
5
ranking 32
32%
4
ranking 26
26%
3
ranking 26
26%
2
ranking 13
13%
1
ranking 3
3%

68%

32%

G. B. Schmitt
cadastrou em:
16/02/2009 13:52:34