As conversas que nunca tive com a minha mãe

As conversas que nunca tive com a minha mãe (Org.) Michele Filgate


Compartilhe


As conversas que nunca tive com a minha mãe


Histórias reais




Um dos livros mais esperados do ano, segundo Publishers Weekly, BuzzFeed, The Rumpus, Lit Hub e The Week.

Quinze brilhantes escritores e escritoras mostram que, entre mães e filhos, muitas vezes o silêncio fala mais alto e o não dito é o que mais nos afeta.


Durante a faculdade, Michele Filgate começou a escrever um ensaio sobre o abuso que sofreu por parte do padrasto. Levou mais de uma década até que ela percebesse que, para além dele, o tema do ensaio era as consequências na sua relação com a mãe. Quando enfim foi publicado, em 2017, o ensaio viralizou e foi compartilhado milhares de vezes nas redes sociais por diversas pessoas, inclusive pelas escritoras Anne Lamott e Rebecca Solnit. A avalanche de respostas positivas deu ânimo para que Michele organizasse esta antologia, que oferece um olhar franco sobre as relações entre mães e filhos.

Alguns dos autores não falam com a mãe há muitos anos; outros são extremamente próximos. Leslie Jamison, por exemplo, escreve sobre a tentativa de descobrir quem era a sua mãe, aparentemente perfeita, antes de ela mesma se tornar mãe. No hilariante texto de Cathi Hanauer, ela finalmente tem a oportunidade de ter uma conversa com a mãe sem ser interrompida pelo seu pai, um homem ao mesmo tempo dominador e adorável. Temos textos sobre a surdez de uma mãe (por André Aciman) e sobre a franqueza desmedida de outra (por Julianna Baggott). Melissa Febos, por sua vez, usa a mitologia para analisar a estreita relação que tem com a mãe psicoterapeuta.

Há um alívio em quebrar esse silêncio em torno das relações maternas. Reconhecer que nos calamos por tanto tempo, e enfim poder ter essas conversas, é uma forma de curar nosso relacionamento com as mães e, talvez o mais importante, com nós mesmos.

Com textos de: Cathi Hanauer, Melissa Febos, Alexander Chee, Dylan Landis, Bernice L. McFadden, Julianna Baggott, Lynn Steger Strong, Kiese Laymon, Carmen Maria Machado, André Aciman, Sari Botton, Nayomi Munaweera, Brandon Taylor e Leslie Jamison.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
As conversas que nunca tive com a minha mãe

Similares


Resenhas para As conversas que nunca tive com a minha mãe (24)

ver mais
on 26/12/23


Que livro lindo!! Pude sentir em cada texto o misto de emoções que os autores estavam passando. Senti tristeza, alegria e me identifiquei com alguns trechos, principalmente o último capítulo. lindo, profundo, marcante demais!... leia mais

Estatísticas

Desejam25
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 78
5
ranking 31
31%
4
ranking 41
41%
3
ranking 23
23%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

8%

92%

Jenifer
cadastrou em:
27/03/2023 13:44:01
Jenifer
editou em:
27/03/2023 13:44:12

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR