As conversas que nunca tive com a minha mãe

As conversas que nunca tive com a minha mãe (Org.) Michele Filgate

Resenhas - As conversas que nunca tive com a minha mãe

Sarah 26/12/2023

Que livro lindo!! Pude sentir em cada texto o misto de emoções que os autores estavam passando. Senti tristeza, alegria e me identifiquei com alguns trechos, principalmente o último capítulo. lindo, profundo, marcante demais!

Ana Claudia 31/07/2023

Trata-se de um compilado de histórias reais dos autores que relatam seu convívios com suas mães expondo seus sentimentos e as palavras ditas e as não ditas, as consequências do que não foi dita as mães e como esse silêncio moldou os autores como eles são hoje.

São quinze contos onde cada autor fala como foi sua relação com a mãe e com a família, os dificuldades na comunicação e o grande silêncio que foi criado que impediu que a boa relação com a mãe.

Os relatos se assemelham a desabafos guardados há muito tempo, aquele choro ou dor há muito escondido, a vontade de verbalizar o que não foi possível no passado.

Vanessa.Liandro 05/06/2023

Formidável
Desde que esse lançamento da Editora Vestígio foi anunciado, soube que precisava ler essa obra. E assim fui agraciada pela editora com um exemplar e que imediatamente foi lido com um misto de sentimentos. Falar das nossas relações familiares é algo difícil e que toca fundo em nossas emoções. "As conversas que nunca tive com a minha mãe" traz os mais diversos relatos da relação mãe/filho sendo eles bons ou ruins, essas histórias tem muito a nos mostrar, principalmente por nenhum relacionamento ser perfeito.
Diante dessas histórias, logo refleti sobre minha relação com minha própria mãe. Quantas coisas escondi dela? Ou até mesmo contei mentiras? Tenho consciência de que muitas vezes pode ter sido culpa minha ou dela que isso tenha acontecido. Hoje no papel de mãe de dois rapazes, é preciso ser sincera que não é fácil. Quantas vezes quis ter conversas sinceras com eles, sem nenhuma barreira que nos impedisse de falar aquilo que precisa ser dito e nem sempre isso é possível.
Todas as histórias reunidas aqui são para nos fazer refletir sobre o tipo de ligação que temos com nossas mães ou filhos. Vá preparado para se emocionar e conectar-se com algumas delas. Garanto que não terminará esse livro da mesma forma que o iniciou.

Rafaelle.Nascimento 14/06/2023

Não espere nada romantizado de relação de mãe e filhos. Relações de mães e filhos são complexas. Tem sentimentos bons mas tem tem muita dor.
Se você uma relação incrível com sua mãe, leia o livro.
E se você não tem, leia também.

Lorenna 29/05/2023

Uau.

Mas antes de mais nada, preciso informar o alerta de gatilhos: relações abusivas, abuso sexual, pedofilia.

A antologia organizada pela Michele Filgate é dolorosamente profunda e bem escrita. Difícil elencar poucos adjetivos para tudo o que senti ao ler cada uma das histórias.

Pessoas reais contando suas histórias reais e escancarando verdades tautologicamente reais sobre relacionamentos (adivinhem) reais.

É um livro relativamente pequeno que, no entanto, merece e precisa ser digerido aos poucos. Recomendo muito a leitura.

Guynaciria 25/06/2023

As conversas que nunca tive com a minha mãe (histórias reais)/ Michele Filgate/ @editoravestigio / pág. 219

Nesse livro vamos encontrar o relato real de vários autores, em relação a dinâmica de convivência com suas mães e como essa alterou o curso de suas vidas.

Logo no primeiro texto temos alguns gatilhos relacionados a abuso s#, que autora sofreu de seu padrasto ao longo do casamento deste com sua mãe, o que levou um distanciamento entre elas, uma vez que a mãe não legitimava os sentimentos da filha.

Também temos uma filha que não entende o casamento de seus pais, já que tem um olhar mais atual e feminista sobre como um casal deve ser.

A medida que avançamos na leitura, podemos perceber a dinâmica de poder que as mães exercem sobre seus filhos, montando a forma como esses que vem e como vão agir com seus parceiros no futuro.

Muitas das histórias acabam sendo um afago no coração, com filhas e mães que se dão bem e se amam, já descobrem coisas sobre o passado uma das outras e as aceitam.

Ler esse livro foi uma ótima experiência, e causou um misto de emoções, uma vez que aborda assuntos cotidianos.

Você já leu algo desse gênero?

#michelefilgate #conversas #maesefilhas #editoravestigio #parceria #leitura2023 #contos

Cris 22/06/2023

Vários tipos de mãe
“Assim como meus antepassados, acredito que as histórias podem nos salvar. Nossas histórias são nosso maior patrimônio. O que uma pessoa está disposta a compartilhar com outra é um teste de intimidade, um presente que é oferecido.” Pág. 112

Neste ensaio, a autora nos traz 15 histórias escritas por 15 diferentes autores, inclusive, ela mesma. Na capa do livro já ficamos sabendo que são histórias reais, então eu, que já gosto de livros assim, fiquei muito interessada em ler.

Cada um destes autores abrem seus corações e suas vidas, para que conheçamos bem intimamente esta relação tão importante para todos nós que é a primeira que temos na vida: a relação com nossa mãe.

Alguns destes autores já possuem livros publicados no Brasil, acho que o mais famoso deles é o André Aciman, que inclusive teve um livro adaptado para o cinema e vencedor do Oscar por roteiro adaptado.

A maioria das histórias deste livro são histórias bem pesadas. Não tem nada de romantização ou glamourização da maternidade. Se você é sensível com algum tema, tenha muito cuidado. Temos vários tipos de mães neste livro: a mãe protetora, a mãe amorosa, a mãe borderline, a mãe surda, a mãe indiferente.

Este foi um livro que me deixou tocada e emocionada em muitos momentos, e faz refletir sobre quantas histórias parecidas muitas pessoas no mundo passam e tenho certeza que muitas pessoas vão se identificar com alguns dos relatos.

Teve uma história que me deixou particularmente tocada, que é a história da mãe surda, impossível não sentir empatia por esta história.

Recomendo muito o livro, tanto para mães como para os filhos, mas recomendo que vá preparado para esta leitura, ela pode mexer em algumas feridas.

“Nós nos acostumamos com as histórias que contamos sobre nós mesmas. É por isso que de vez em quando precisamos nos descobrir nos relatos dos outros.” Pág. 214

site: http://instagram.com/li_numlivro

@livrosdeanna 28/07/2023

Perfeito
Que livro maravilhoso.
São vários relatos escritos por filhos sobre suas mães, e o relacionamento com elas.
Alguns relatos são lindos, outros tristes, outros felizes, todos incríveis.
Lendo esse livro sobre o ser humano mais lindo e fascinante que existe (na minha opinião) que são as mães, não posso deixar pensar na minha e em todas que existem por aí, afinal se você está aqui você teve uma mãe.
Depois dessa leitura e após cada história narrada podemos chegar à conclusão que as mães apesar da nossa ilusão de que estão em outro patamar de espiritualidade são apenas seres humanos como nós, com defeitos, sonhos e frustrações.
As vezes possuem um relacionamento maravilhoso com seus filhos, algumas tem relações conturbadas, mas sempre tentando dar o seu melhor.

Leticia2513 24/03/2024

As conversas que nunca vou ter com a minha mãe
O que dizer desse livro? Me vi, me li e me senti em tantas páginas. E acima de tudo, vi, li e senti minha mãe em tantos trechos. É engraçado pensar como nossas histórias não são singulares, sempre alguém já passou ou sentiu o que está acontecendo com você no momento. É bom porque não me sinto tão sozinha. Nesse livro, o que mais me interessou foi o fato de não ser um livro com escrita do tipo autoajuda, me senti lendo uma história ficcional e em alguns momentos torcendo pra ser mesmo. O livro traz descrição de cenário, falas e até referências então te faz pensar que é um livro de ficção ou algo assim, mas na verdade são histórias tristes e reais, com pessoas reais e problemas reais. É um ótimo livro e sem dúvidas necessário, fez eu me sentir com vontade de ter todas as conversas que nunca tive com a minha mãe.

IsabellaVica 01/05/2024

As Conversas Que Nunca Tive Com Minha Mãe é uma jornada emocionante através das palavras não ditas e dos sentimentos não expressos. Nesta obra, o autor mergulha nas profundezas da relação mãe-filho, explorando os espaços silenciosos e as conversas não realizadas que moldam essa conexão única. Com uma narrativa sincera e sensível, o livro nos convida a refletir sobre as lacunas deixadas pelas palavras não pronunciadas e os sentimentos não compartilhados. Uma leitura cativante que ressoa com todos aqueles que já se encontraram em um momento de silêncio com alguém que amam. Uma obra que celebra a importância da comunicação e do entendimento mútuo nas relações familiares. Um livro que toca o coração.

.geo. 22/12/2023

Fui com uma outra visão
Me decepcionou,mas foi porqueeu não li a sinopse.
Pensei que seria relatos de pessoas que perderam a mãe e só comprei por me relacionar.
Não é um livro ruim, mas, é até difícil escrever isso, pois é meio rude da minha parte, há relatos que são muito prolixos, além de que alguns não deviam estar nessa coletânea, já que não fazem parte do tema.

Nathalia.Camposs 31/12/2023

Eu não sabia que precisava ler esse livro, não sabia.

Ele me acolheu em um montão de lugares, nem todas as conversas a gente precisa ter. Tem coisas que não são ditas que podem virar tantas outras coisas.

Cada vez mais eu quero dizer menos. Cada um está fazendo o que da conta de fazer, e o que eu faço disso é sempre um exercício.

Tem muitas conversas que eu nunca tive com minha mãe, algumas eu nunca terei. E paciência. As pessoas são o que são, não uma versão do que projetamos delas! Chegar nessa conclusão me deixa aliviada.

gvazzz 08/01/2024

Fui para o livro meio enganada kkkkkk estava lendo Aos prantos no mercado que trata da perda da mãe e do luto quando achei esse título e me vi bastante interessada pensando que se tratava da mesma temática, coisas que não foram ditas às mães devido à perda precoce, mas se trata de relações conflituosas com a própria mãe ou com os relacionados ou personalidades que fizeram com que algo durante a vida não pudesse ser dito ou conversado. Reúne 15 autores e ensaios de cada um deles, alguns muito interessantes, outros senti fugirem do tema.

Cristina 08/01/2024

Não era o que eu esperava
Fui com mta sede ao pote após ler tantas resenhas positivas, achei que iria me emocionar, chorar, aprender grandes lições pois minha relação com minha mãe tbm é de mtos altos e baixos, porém apenas uns 3 relatos me trouxeram algum sentimento.

Pode ser que o estilo de livro com relatos não funcione pra mim assim como o estilo de contos não funciona, pode ser que seja pq em alguns relatos a figura da mãe sequer era o ponto focal, fato é que não curti a leitura.