As conversas que nunca tive com a minha mãe

As conversas que nunca tive com a minha mãe (Org.) Michele Filgate

Resenhas - As conversas que nunca tive com a minha mãe

Lieni.Herreira 24/01/2024

A leitura é boa e fluida! Algumas histórias não me prenderam tanto, mas de forma geral é um bom livro que traz vários acontecimentos e segredos.

Isabela.Monteiro 12/02/2024

3/2024 - As conversas que nunca tive com a minha mãe
Bom livro, boa leitura.
Acho que se cada um dos textos fosse um livro com mais contexto, com mais história, eu teria aproveitado melhor. Senti que um ou outro não teve pé nem cabeça ou terminou sem fim.

No geral, a leitura é gostosa e vale a pena ser lida. São ensaios de diversos autores sobre as relações com suas mães nos mostrando que, realmente, nenhuma experiência nessa vida é única.

Nota: 4/5.

myhtuck 17/02/2024

O livro traz diversos relatos de filhos sobre suas mães, que retratam aspectos de suas histórias e as consequências - boas ou não - em suas vidas, desde o arrependimento do que não foi ao dito ao distanciamento.

?Talvez exista um abismo para todos nós, no qual a mãe que temos não combina com a figura da ?mãe? que idealizamos e com tudo que acreditamos que ela deveria nos dar.?

Nota: 4/5

Yasminy 12/03/2024

É um livro de ensaios sobre as coisas que nunca foram faladas com as mães. Me frustei muito lendo esse livro, a cada novo ensaio me frustrava mais. Iniciei a leitura esperando algo mais emocionante e me deparei com temáticas rasas e por diversas vezes sem sentido.
Foi um livro maçante de ler apesar de ser curto.

mariana 16/03/2024

Relação com pais é complicadíssimo né. são relatos bem pessoais e dolorosos, cada um do seu jeito. espero que cada autor encontre a paz interna! ?

Aline.Guimaraes 16/11/2023

O que cabe no silêncio?
Quando bati o olho no título deste livro logo me encantei pelo silêncio que estava implícito nele: o que pode haver no silêncio que habita todas as relações ? algumas mais e outras menos? Pode ser um silêncio confortável, repleto de amor e compreensão? Pode ser um silêncio repressivo e condenatório? Ou um silêncio de descaso e negligência?

?? ????????? ??? ????? ???? ??? ? ????? ?ã?, um livro de ensaios que contém histórias reais de filhos e filhas falando sobre suas genitoras apresenta um pouco de todos esses silêncios. E justamente por isso me emocionou muito. Considero esse um dos melhores livros que li em 2023.

Aqui encontramos versões diversas dessa figura essencial no microcosmos familiar: endeusada, condenada, estereotipada, multitarefas, amorosa, exausta, submissa, negligente... São muitas as facetas assumidas pelas mães.

O que achei interessantíssimo foi o fato de os ensaios mostrarem que na relação entre mães e filhos existem diferentes pontos de vista sobre a mesma história e que não é uma exceção que o filho não entenda o porquê de a mãe ter agido de determinada forma em tal ocasião.

Mais do que isso: as mães são um ?produto? do ambiente em que estão inseridas e muitas vezes agem com os filhos da forma como aprenderam a ser tratadas. E em alguns casos, o relacionamento estabelecido com os parceiros é determinante para o modo como vão agir com os seus filhos.

Os ensaios são bastante diferentes entre si - afinal foram escritos por 15 pessoas diferentes falando sobre seu universo familiar. Algumas histórias são de amor e homenagem às mães, outras são uma espécie de desabafo sobre abuso e negligência sofridos. Todas impactantes e emocionantes a seu modo.
Dentre todos os ensaios, os que mais gostei de ler foram Tesmofórias, da Melissa Ferbos e Seu corpo/Meu corpo da Nayomi Munaweera.

Acho que os dois são muito representativos do universo familiar como um todo, das relações que se formam na infância para uma vida inteira. Não só esses dois textos, mas o livro todo me fez pensar nas relações que estabeleci com a minha mãe e agora com a minha filha. É um texto que ecoa por muito tempo mesmo após finalizada a leitura.

Hilda Cunha 29/03/2024

Um ato de coragem...
Eu considero esse livro uma demonstração de força, resiliência e muita coragem!
São histórias tristes, dolorosas e comoventes...
Por isso acredito que ser forte é um ato de coragem ?

Flôr 09/08/2023

Necessário, porém dolorido
"(...) ??? ??? ???? ??? ?? ????? ????????, ???? ??? ?????? ???? ??? ?ã?."

? Um livro, 15 histórias reais e uma miríade de insights! E isto é tudo que eu consigo explicar sobre este livro.

Para mim, o grande mérito desta obra não foi a soma de histórias singulares que nos afetam, mas o convite a pensarmos e confrontarmos aquilo que adoramos evitar.

Quase impossível que ao ler você não sinta e sentindo não se lembre - de você, da sua mãe e de todos as filhas e filhos desse mundo.

Repleto de temas delicados como abusos, negligências, abandonos e violências, 'pinga limão nas profundezas e faz com que a gente se contorça toda'...

..."?? ????? ?? ???? ?ã? ? ???ã? ?? ??????
???á ??? ? ????? ??????" - como diria Clarice Lispector em ? Água Viva.

Modificar nosso conceito romatizado de amor materno e dar espaço para a existência da mulher que nossa mãe é, pode ser difícil (!) mas de Utilidade Pública.

Um livro inspiração pra conversas internas que todo terapeuta - que já viu um "complexo materno negativo" em atuação -  gostaria que acontecesse, mesmo podendo ser, por vezes, amarga.

Assim, ????!
E quando o fizer, me conta o que achou ???
_
Insta: boraflorescer

Karolina 19/05/2024

Gostei bastante desse livro. Ele traz vários depoimentos fortes sobre mães e seus filhos?
Alguns foram melhores que outros, claro .