As Garotas da Fábrica

As Garotas da Fábrica Leslie T. Chang


Compartilhe


As Garotas da Fábrica


Da aldeia à cidade, numa China em transformação




As garotas da fábrica demonstra como o movimento da população rural para as cidades tem alterado o rumo de trajetórias individuais, o destino de famílias, e tem transformado a sociedade chinesa, tal qual a imigração para o território americano reformulou a economia mundial um século atrás.

Leslie Chang trabalhou três anos para retratar essa realidade por meio da trajetória de duas jovens que buscavam ascensão social nas linhas de montagem das fábricas de Dongguan, no sul do país. O resultado é uma exposição inédita do universo dos migrantes: das gigantescas fábricas - que possuem cinema, hospital e Corpo de Bombeiros próprios - aos bares de caraoquê que funcionam como fachadas para a prostituição.

A autora investiga como se desenvolvem as relações pessoais, profissionais e as estratégias de ascensão, que incluem cursos de inglês, ministrados como treinamentos militares, com resultados duvidosos; a indústria da autoajuda, as aulas de aperfeiçoamento social, e a realidade dos vilarejos rurais, cuja pobreza e inatividade levam os mais jovens para longe de casa. Um livro sobre o mundo globalizado que expõe a realidade de uma das maiores economias do mundo.

Edições (1)

ver mais
As Garotas da Fábrica

Similares

(2) ver mais
As filhas sem nome

Resenhas para As Garotas da Fábrica (12)

ver mais
A história dos migrantes chineses
4 weeks, 1 day ago


O livro mostra vários aspectos da cultura chinesa e conta a história dos migrantes que, no final da década de 90 e anos 2000, deixavam suas aldeias em direção a grandes cidades em busca de trabalho nas fábricas e de uma vida melhor. Relata como a China moderna foi sendo construída e se abrindo rapidamente de uma maneira sem precedentes ao mundo ocidental e o quanto os chineses deram duro para o país chegar aonde está. Pensem num povo determinado!... leia mais

Estatísticas

Desejam56
Trocam2
Avaliações 4.1 / 107
5
ranking 36
36%
4
ranking 38
38%
3
ranking 21
21%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

19%

81%

Raquel T Moura
cadastrou em:
02/07/2010 14:54:41