As Garotas da Fábrica

As Garotas da Fábrica Leslie T. Chang




As Garotas da Fábrica


Da aldeia à cidade, numa China em transformação




As garotas da fábrica demonstra como o movimento da população rural para as cidades tem alterado o rumo de trajetórias individuais, o destino de famílias, e tem transformado a sociedade chinesa, tal qual a imigração para o território americano reformulou a economia mundial um século atrás.

Leslie Chang trabalhou três anos para retratar essa realidade por meio da trajetória de duas jovens que buscavam ascensão social nas linhas de montagem das fábricas de Dongguan, no sul do país. O resultado é uma exposição inédita do universo dos migrantes: das gigantescas fábricas - que possuem cinema, hospital e Corpo de Bombeiros próprios - aos bares de caraoquê que funcionam como fachadas para a prostituição.

A autora investiga como se desenvolvem as relações pessoais, profissionais e as estratégias de ascensão, que incluem cursos de inglês, ministrados como treinamentos militares, com resultados duvidosos; a indústria da autoajuda, as aulas de aperfeiçoamento social, e a realidade dos vilarejos rurais, cuja pobreza e inatividade levam os mais jovens para longe de casa. Um livro sobre o mundo globalizado que expõe a realidade de uma das maiores economias do mundo.

Edições (1)

ver mais
As Garotas da Fábrica

Similares

(2) ver mais
As Filhas Sem Nome

Resenhas para As Garotas da Fábrica (12)

ver mais
“...e só podem contar com elas mesmas.”
on 29/2/12


“Chunming esperava ter filhos, e muitas vezes me perguntava sobre as atitudes dos americanos em relação a seus filhos. - Gostaria que meu filho crescesse, tivesse uma vida feliz e fizesse alguma coisa útil para a sociedade – disse-me. - Uma coisa útil para a sociedade? – perguntei, perplexa. – Como assim? - Não quero dizer que ele tenha de ser um grande cientista ou algo assim – respondeu Chunming. – Quantas pessoas são capazes disso? Acho que se a gente leva uma vida feliz e é uma boa... leia mais

Estatísticas

Desejam47
Trocam7
Avaliações 4.0 / 95
5
ranking 37
37%
4
ranking 35
35%
3
ranking 24
24%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

20%

80%

Raquel T Moura
cadastrou em:
02/07/2010 14:54:41