As homossexualidades na Psicanálise

As homossexualidades na Psicanálise Marco Antonio Coutinho Jorge


Compartilhe


As homossexualidades na Psicanálise


na história de sua despatologização




O marco histórico ocorrido em 28 de junho de 1969 conhecido como Stonewall foi o inicio do combate à homofobia e é a linha de base para o livro Homossexualidades na Psicanálise. Hoje, mais de quarenta anos após o Stonewall, podem-se notar mudanças quanto à liberdade de expressão da homossexualidade, embora ainda existam muitos preconceitos e atos de agressão em torno do homossexual. É constatado que o maior índice de depressão e até mesmo de suicídios está vinculado a pessoas que se relacionam com parceiros do mesmo sexo.

O intuito deste livro, com base nas obras de Freud e Lacan, é levar aos psicanalistas uma abordagem, sem preconceitos, com uma visão crítica, da forma como alguns profissionais tratam a homossexualidade como uma patologia, porém esse conceito de patologia é errado, e a abordagem não deve ser feita, visando excluí-la. Homossexualidades na Psicanálise, de autoria dos psiquiatras Antonio Quinet e Marco Antonio Coutinho Jorge, com a colaboração de Luciana Marques, mostra o quanto a psicanálise contribuiu e vem até hoje contribuindo para a transformação da cultura quanto à liberdade das sexualidades e, por consequência, da homossexualidade.

Psicologia

Edições (1)

ver mais
As homossexualidades na Psicanálise

Similares


Resenhas para As homossexualidades na Psicanálise (1)

ver mais
on 8/2/18


Um excelente compêndio sobre homossexualidades/sexualidades. Uma mistura de contexto histórico mundial e especificamente na historia psicanalítica, aprofundamento da teoria e estudo de casos, que levantam questões e diálogos importantes para o momento que vivemos. ... leia mais

Estatísticas

Desejam14
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 5
5
ranking 60
60%
4
ranking 20
20%
3
ranking 20
20%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

34%

66%

MarianaFestucci
cadastrou em:
14/02/2015 23:16:54
Roberto Terra
editou em:
30/04/2015 14:19:13