As minhas histórias de amor dos outros

As minhas histórias de amor dos outros Yonara Costa


Compartilhe


As minhas histórias de amor dos outros





A relação escrita/vida levará os leitores de As minhas histórias de amor dos outros, da jovem ficcionista Yonara Costa, a experimentarem as tensões e limites entre o horizonte da realidade cotidiana e o sonho, o devaneio, a metafísica da poesia. Um veio lírico atravessa este livro pelo tecido da narrativa epistolar de Mariana, disseminado nas formas breves - as cartas para o amante ausente. Nestas missivas, encontramos ressonâncias das cantigas de amigo, no cenário em ruínas da pós-modernidade. Em tom autobiográfico, esta erótica personagem cria uma poética reflexiva a respeito da identidade entre escrita e existência fragmentada, espera e impossibilidade, interferindo também nos enredos de outros atores, e nos pontos de vista das narrativas.

Terão oportunidade ainda de sentir a ânsia da busca da presença do amor ausente, (“Sempre Bandeira”, “Carta de amor”), a identificação com o amante em um diálogo dramatizado (“Carta sem remetente”), a reinvenção do realismo com os personagens sendo tratados como atores em um palco (“Che”), encenações no imaginário em torno do desejo do amante (“Carta de saudade”), o encontro neorromântico da mulher com o eros masculino (“A lua de Arraial”)

A autora carrega o texto com energia, erotismo e sensibilidade reciclando materiais da pintura e o interesse no corpo feminino (“Depois do amor”), memória lírica (“Carta ao pôr do sol”), da literatura misturada com o corporal e a culinária (“Paixão e comida”). E finalmente, o perfomático percorre estes contos, com foco na ironia das situações familiares teatralizadas (“Encontro de ex”, “Depois do amor II”), material extraído das rotinas amorosas

Yonara Costa marca, com este provocante volume, sua presença na ficção brasileira contemporânea, a narrativa do sécul0o XXI, com o brilho da urgência, da intervenção intempestiva na arte da palavra, a letra apontada para o encontro falho, o “ainda não”, o “já era”, dando o sentido de um posicionamento existenial ao sublime pós-moderno.

Francisco Venceslau dos Santos (UERJ)

Edições (1)

ver mais
As minhas histórias de amor dos outros

Similares

(1) ver mais
Nua de Verdade

Resenhas para As minhas histórias de amor dos outros (1)

ver mais
Simples, puro e belo!
on 25/5/12


Somente quem foi aluno de Yonara ou a conhece de perto sabe a sensibilidade e a maravilhosa visão que ela tem sobre a vida, tanto sobre fatos simples quanto aos mais complexos. O cotidiano torna-se simples (mais do que realmente o é) e o simples torna-se belo.... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Rachel
cadastrou em:
25/05/2012 16:55:02