Assalto ao poder

Assalto ao poder Carlos Amorim


Compartilhe


Assalto ao poder





Um livro para ler com medo. É esse o recado que o jornalista Carlos Amorim manda aos leitores de ASSALTO AO PODER, fecho de sua trilogia sobre o crime organizado. Depois de dissecar, em Comando Vermelho e CV, PCC - A irmandade do crime, as duas maiores organizações criminosas do país, aqui ele mostra como esses e outros grupos estão conseguindo se infiltrar nas instituições democráticas. Como corrompem os sistemas executivo e judiciário, ao comprar polícias e governos. “Somos alvo de uma conspiração nacional e internacional para 'legalizar' o crime e o dinheiro de origem desconhecida ou imprópria”, revela.
Entre os anos que separam a publicação do primeiro livro da trilogia e este terceiro volume, o crime organizado cresceu vertiginosamente. E isso aconteceu, segundo Amorim, sob o olhar desatento dos governantes e dos cidadãos. Mas quando fala em “crime organizado” o autor não se refere apenas aos grupos formados por traficantes e criminosos oriundos de classes menos favorecidas. Ele se dirige também aos “criminosos de terno Armani” que, para se livrar das ilegalidades cometidas, usam os recursos sonegados às pessoas comuns.
Escrito de maneira direta, simples e repleto de dados, ASSALTO AO PODER marca a última incursão do autor sobre um tema que o acompanhou por quase trinta anos. Por isso Carlos Amorim se dá o direito de incluir, também, alguns depoimentos pessoais, como quando seu carro foi alvo de uma bala perdida, ou quando ele teve sua filha seqüestrada. “Por se tratar de uma conclusão, exprimo minhas próprias opiniões sobre a matéria e meus sentimentos em relação ao drama que vivemos. Também faço insistentes correlações com o cenário internacional, para mostrar que o nosso problema tem vinculações com o meganegócio do crime em escala global”, explica.
Prefaciado pelo também jornalista Geneton Moraes Neto, ASSALTO AO PODER não se resume a um livro reportagem sobre o crime organizado, suas causas e conseqüências. Carlos Amorim faz nesta grande aula de jornalismo uma análise profunda da sociedade brasileira. Imprescindível para entender o país em que vivemos.

Edições (1)

ver mais
Assalto ao poder

Similares

(2) ver mais
O Ópio dos Intelectuais
Comando Vermelho

Resenhas para Assalto ao poder (2)

ver mais
Até tentei continuar, mas...
on 18/6/18


O tema é de grande interesse, mas a forma como ele escreve me incomodou (e bastante). Por quê? Diverge demais! Uma hora está falando sobre o crime organizado no Brasil, passa pra experiências próprias (até aí normal), aí muda pra o que outro repórter falou de políticos antigos, vai pra políticos da época do livro, viaja para o Iraque e fala da empresa de segurança Blackwater, dá uma passada no Afeganistão, vem mais para perto nos EUA, quer emendar com favelas do Rio e São Paulo (??!... leia mais

Estatísticas

Desejam32
Trocam1
Avaliações 3.9 / 24
5
ranking 29
29%
4
ranking 38
38%
3
ranking 25
25%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

60%

40%

Vivi
cadastrou em:
22/07/2010 03:17:26