Autismo em mulheres

Autismo em mulheres Lucas Fortaleza


Compartilhe


Autismo em mulheres (Autismo em Adultos #2)


um espectro invisível




Apesar das discussões sobre o transtorno do espectro autista (TEA) terem se intensificado nos últimos anos, a representatividade feminina ainda é insuficiente. "Autismo em Mulheres: um espectro invisível" surge como uma resposta a essa lacuna, com a missão de ampliar a visibilidade das mulheres autistas.

Essa obra introdutória navega por um tema de extrema relevância, que, no entanto, ainda possui poucas publicações acessíveis em língua portuguesa. É abordado o diagnóstico de autismo em meninas e mulheres, um grupo que frequentemente apresenta sinais menos evidentes do que os autistas do gênero masculino.

O livro propõe uma reflexão sobre a necessidade de reconhecer, valorizar e compreender as experiências das mulheres autistas. Com este intuito, contribui para a expansão do diálogo sobre autismo, incentivando uma discussão mais inclusiva e consciente acerca da vasta diversidade existente no espectro autista.

Um dos capítulos reúne mensagens e relatos de mulheres diagnosticadas na vida adulta. Agradeço verdadeiramente à contribuição de cada uma e espero que possamos ajudar outras pessoas.


Sumário

Introdução ao autismo em mulheres
Desmistificando estereótipos de gênero
Camuflagem e desafios do diagnóstico
Diferenças entre masculino e feminino
Relacionamento, intimidade e violência
Maternidade no espectro autista
Saúde mental e autocuidado
Comorbidades e intervenções
Inclusão, educação e suporte
Relatos de mulheres autistas
Considerações finais
Bibliografia

Literatura Brasileira / Não-ficção / Psicologia

Edições (1)

ver mais
Autismo em mulheres

Similares

(6) ver mais
A Menina Que Pensava Pensava Por Meio de Imagens
O Menino Feito de Blocos
O Dom do Autismo
Tudo Menos "normal"

Resenhas para Autismo em mulheres (3)

ver mais
Síndrome de Impostora e outras histórias
on 21/1/24


Quando se está passando por crises e sentimentos ansiosos por não se achar autista o suficiente e muito menos neurotipica suficiente, é importante ler estudos e relatos sobre pessoas como a gente. Viver é muito difícil, ainda mais quando se está jogando no modo difícil sem nem saber. Parece que todos tem suas armas e sabem como se comportar no mundo, enquanto me sinto boiando num oceano desconhecido com uma boia de patinho e sem mapa algum. Tem dias que me afogo, as vezes ela parece d... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 24
5
ranking 38
38%
4
ranking 50
50%
3
ranking 8
8%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

10%

90%

Maria
cadastrou em:
11/08/2023 11:11:25
Maria
editou em:
11/08/2023 11:11:49

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR