Janaina Azevedo




Editar

Janaina Azevedo


Janaina Azevedo Corral


5.0
4 avaliações

Nascimento: 28/10/1982 | Local: Brasil - São Paulo - São Paulo

Janaina Azevedo é lingüista formada pela USP, onde desenvolveu trabalhos relativos à cultura e à religiosidade africana, e também pesquisadora em Ciência da Religião, com formação pela Faculdade Mosteiro de São Bento. Firmou-se no estudo de línguas eclesiásticas como o Latim, o Grego, o Hebraico (com ênfase nos contatos deste com o Aramaico), o Yorubá, o Quimbundu e o Diulá (estas três últimas, línguas africanas da região setentrional do continente, também utilizadas nas religiões afro-brasileiras). No âmbito das pesquisas sobre religiões, desenvolve estudos sociais e antropológico-culturais envolvendo a formação e a disseminação dos mais diversos cultos religiosos no Brasil. Seu foco são as religiões afro-brasileiras, especialmente as de origem Yorubana, já que cresceu com grandes contatos com o candomblé de nação Nagô e a Umbanda Tradicional de Nação, experiência corroborada e aprimorada pelos contatos que estabeleceu com países como Nigéria, Moçambique e Angola. A autora também mantém estudos sobre missionarismo protestante no Brasil, desenvolvimento de religiões pagãs de origem nórdica na América Latina e Estudos Gerais sobre Ordens Iniciáticas como Maçonaria, Caminho de Alexandria, Illuminatti e Cultos de Origem Matriarcal.

Também, professora por formação, trabalha com ensino de idiomas e aprimoramento de capacidades lingüísticas. Seus primeiros livros sobre o assunto foram publicados em 2010, e sua produção hoje está a todo vapor, tanto no que concerne a materiais para editoras de renome, quanto produção editorial independente, cursos, palestras e afns.

Há 6 anos organiza suas pesquisas no sentido de publicá-las de maneiras séria e concisa buscando difundir conhecimentos valiosos que alimentar o saber e minem o preconceito e o engano. Ela mantém o portal “Casa de Janaina” – casadejanaina.com, em que publica seus textos, pesquisas e notícias relacionadas a Ciência das Religiões, Misticismo e Esoterismo, além de colunas sobre esoterismo jovem e cultura pop em outros websites.

espiritualidade
religiosidade
umbanda
candomblé
redação
escrita criativa

Livros publicados por Janaina Azevedo (8) ver mais
    Curso prático de redação
    As Sete Linhas da Umbanda
    O Livro da Esquerda na Umbanda
    Orixás na Umbanda
    Tudo que você precisa saber sobre Umbanda
    Tudo que você precisa saber sobre Umbanda


Estatísticas
Seguidores9
Leitores1.250
Avaliações 5 / 4
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

25%

75%

horaciocorral
cadastrou em:
18/07/2010 18:33:38
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR