Ann Petry


5.0
1 avaliações

Nascimento: 12/10/1908 - 28/04/1997 | Local: Estados Unidos - Connecticut - Old Saybrook

Ann Lane (depois Petry) nasceu numa pequena cidade do estado de Connecticut onde havia apenas quatro famílias negras. A origem de classe média não impediu que Ann e suas irmãs passassem por vários episódios de discriminação racial, mas permitiu que ela frequentasse a universidade, formando-se aos 25 anos em ciências farmacêuticas. Trabalhou sete anos na farmácia da família até que, em 1938, já casada com George Petry, mudou-se para Nova York com a intenção de tornar-se escritora, iniciando-se na carreira jornalística.

Em 1946, enquanto terminava seus estudos de escrita criativa na Columbia University, publicou A rua, um sucesso estrondoso que a tornou uma celebridade, principalmente nos círculos de cultura negra, com repercussões no Brasil, onde o romance foi publicado em 1947 pela Companhia Editora Nacional. A habilidade em retratar sua época e lugar fez com que A rua merecesse da esposa de Martin Luther King, Coretta Scott King, o seguinte elogio: “É um trabalho de crítica social poderoso e implacável. Poucas obras de ficção iluminaram tão claramente o impacto devastador da injustiça racial.”

No entanto, a fama incomodou profundamente a escritora, que voltou para sua região natal em busca de paz e privacidade, tendo vivido discretamente até sua morte aos 88 anos, deixando marido e filha.

Sobre A rua, Petry afirmou que seu objetivo foi “mostrar como o meio social pode, simples e facilmente, mudar o curso da vida de uma pessoa”. A autora – que frequentava grupos de esquerda em Nova York – defendia com convicção a arte engajada. “A mim parece que toda grande arte é propaganda, seja a Capela Sistina ou a Mona Lisa, Madame Bovary ou Guerra e paz”, escreveu num ensaio. “Quando o romancista mostra como a sociedade afeta seus personagens, como foram formados e delineados pelo vasto e precário mundo em que vivem, está escrevendo uma obra de crítica social, chame-a assim ou não.”

Petry publicou contos, ensaios e vários livros para o público infanto-juvenil, além de dois outros romances: Country Place (1947), ambientado entre a elite branca de uma cidade de Connecticut, e The Narrows (1953), uma história de amor trágica entre um homem negro e uma mulher branca. Suas obras vêm conquistando novos leitores nos Estados Unidos, após o lançamento, nos últimos anos, de seus principais romances na prestigiosa coleção Library of America.

Contos
Ensaios
Infantojuvenil
Romance

Livros publicados por Ann Petry (8) ver mais
    La calle
    A rua
    La strada
    Marie of the Cabin Club
    The Street
    Harriet Tubman


Estatísticas
Seguidores1
Leitores160
Avaliações 5 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

28%

72%

Jenifer
cadastrou em:
23/11/2021 23:48:36
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR