Apuleio de Madauros




Editar

Apuleio de Madauros


Lúcio Apuleio


0.0
0 avaliações

| Local: Império Romano (Atual Argélia) - Madauros

Lúcio Apuleio nasceu em Madauros por volta de 125 d.C. foi um escritor e filósofo médio platônico romano. Sua família, proveniente da Itália, era abastada e influente: o pai fora duúnviro, a mais alta magistratura municipal da Roma Antiga, e deixara aos filhos uma consistente herança de quase dois milhões de sestércios.Estudou em Madauros e depois em Cartago, onde chegou a receber uma sólida formação em retórica, gramática e literatura. Casou-se com uma viúva rica, Emília Pudentila, e foi acusado pelos parentes de sua esposa de haver utilizado magia para obter seu amor. Defendeu-se através de uma célebre Apologia, que se conservou até os nossos dias.

Entre 145 e 155, dirige-se a Atenas com o fito de estudar filosofia. Mais tarde, visitou Roma, onde teria exercido a advocacia, aprofundando-se no estudo da língua latina e travado contato com diversos cultos de mistério. Após os primeiros estudos de gramática e retórica transferiu-se para Cartago, onde aprofundou seus conhecimentos de poesia, geometria, música e sobretudo de filosofia, cujos estudos concluiu posteriormente em Atenas.Interessava-se também pelos ritos esotéricos: em Cartago, pelos mistérios de Esculápio, o correspondente romano de Asclépio, o deus grego da medicina e da cura, e, em Atenas, pelos mistérios eleusinos.

Após sua estada em Roma, Apuleio teria ido a Samos, Frígia e Oea. Em torno do ano de 160, voltou a viver em Cartago, praticando a retórica e a advocacia. Faleceu pouco depois de 170. Em relação à sua produção literária, destacam-se as ‘Metamorfoses’ ou ‘O Asno de Ouro’. Entre seus trabalhos retóricos, é bem conhecida sua Apologia ou ‘De Magia’. A ele também devemos a antologia Florida. As obras filosóficas de sua autoria resumem-se à paráfrase ‘De Mundo’, que aborda questões geográficas e cosmológicas, ao ‘De Deo Socratis’, que versa sobre a natureza e as operações exercidas pelos espíritos sobre os humanos por influxo dos deuses, e ao ‘De Platone et eius Dogmate’ ou ‘De Dogmate Platonis’. Por versar sobre a dialética, o terceiro livro desse tratado ora extraviado foi identificado com o ‘Peri Hermeneias’, que trata exatamente da ‘ratio intelligendi’.

Sua obra mais famosa é Metamorphoseon Libri XI (Onze livros de metamorfose), mais conhecida como O asno de ouro. Apuleio escreveu também: Floridas (fragmentos de discursos) e De Deo Socratis

Filosofia

Livros publicados por Apuleio de Madauros (10) ver mais
    O Asno de Ouro
    O Asno de Ouro
    Eros e Psiquê
    O Burro de Ouro


Estatísticas
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

MR. Robot
editou em:
02/08/2023 14:59:35

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR