O asno de ouro

O asno de ouro Apuleio


Compartilhe


O asno de ouro





Único romance latino da Antiguidade a sobreviver na íntegra até os nossos dias, O asno de ouro (também conhecido como Metamorfoses), de Apuleio, escrito no século II d.C., influenciou escritores como Boccaccio, Shakespeare e Flaubert, além de ter se tornado referência nos estudos literários acerca da evolução da prosa narrativa no Ocidente.

A obra traz a atribulada história do jovem Lúcio que, viajando à Tessália, na Grécia, se hospeda na casa de uma mulher versada nas artes mágicas. Curioso por conhecer os mistérios da metamorfose, ingere uma poção e é transformado por engano em um asno - sem perder, no entanto, a sua inteligência. Raptado por um bando de salteadores, passa por uma série de provações, e tem que trabalhar como burro de carga, num claro paralelo com a escravidão, até conseguir voltar à condição humana.

Na forma de asno, sendo um observador insuspeito, é testemunha privilegiada da intimidade dos homens e mulheres com quem se depara ao longo de suas aventuras, e assim a obra acaba compondo um interessante retrato da vida privada na época. Mais do que isso, a estrutura do romance possibilita a inserção de uma série de narrativas paralelas, contadas pelas personagens e ouvidas por Lúcio, sendo a mais conhecida a célebre história de Eros e Psiquê, que ocupa quase três dos onze capítulos do livro.

Obra única, verdadeira fábula sobre o pecado e a expiação, O asno de ouro é publicado aqui em edição bilíngue, com apresentação de Adriane da Silva Duarte, da Universidade de São Paulo, e tradução direta do latim realizada pela grande escritora Ruth Guimarães (1920-2014), que soube preservar com mestria toda a vivacidade e o colorido do original.

Fábula / Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (4)

ver mais
O asno de ouro
O Asno de Ouro
O Asno de Ouro
O asno de ouro

Similares

(30) ver mais
Dáfnis e Cloé
A Metamorfose de Lucius
O Burro de Ouro
Satiricon

Resenhas para O asno de ouro (2)

ver mais
O Primeiro "Romance"
on 20/3/11


O Asno de Ouro, para quem não sabe, é o único "romance", ou como quer que se queira chamar uma ficção em prosa, a ter sobrevivido inteiro da época do Império Romano. Foi escrito por um Lucius Apuleio, no segundo século depois de Cristo, e lida com as aventuras e problemas enfrentados pelo protagonista, também de nome Lucius, que, em certo momento da história, se vê transformado em um asno. Como é comum em muitos textos antigos, a história principal é interrompida para a narrativa de ... leia mais

Estatísticas

Desejam129
Trocam1
Avaliações 4.4 / 91
5
ranking 54
54%
4
ranking 37
37%
3
ranking 8
8%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

38%

62%

Jenifer
cadastrou em:
05/11/2019 18:03:01