Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas2
    • Leitores121
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Castro Alves (Perfis Brasileiros) -

    Alberto da Costa e Silva

    Companhia das Letras
    2006
    198 páginas
    6h 36m
    ISBN-10: 8535907890
    Português Brasileiro
    3.2
    32 avaliações
    Leram84Lendo3Querem30Relendo1Abandonos3Resenhas2
    Favoritos1Desejados30Avaliaram32

    O livro de Alberto da Costa e Silva sobre Castro Alves é um misto de perfil ensaístico e crítica literária. Ele busca não só compor o desenho biográfico do poeta da abolição, como também definir seu lugar na literatura e na história nacional. O ponto de partida do perfil é a escravidão, que dava base à vida brasileira. O ponto de chegada é também a escravidão, mas dessa vez abolida. Entre os dois pontos está a curta trajetória de Castro Alves, que morreu com apenas 24 anos e, no entanto, teve papel importantíssimo na libertação dos escravos e na crítica ao sistema de uma forma geral. A existência do sistema escravocrata influenciou aberta e diretamente a vida do poeta. A mãe de Castro Alves morreu quando ele tinha doze anos. Seu pai se casou outra vez, com uma vizinha, uma viúva de posses, Maria Ramos Guimarães, que fora casada com um proprietário de navios negreiros. Em que pese a presença maciça e ostensiva dos escravos em todas as cidades onde o poeta viveu, o arauto da abolição parece ter tido pouca curiosidade em saber quem eram os escravos brasileiros, o que pensavam e sentiam, como viviam antes de serem submetidos ao cativeiro. A revolta de Castro Alves foi principalmente moral. Ainda muito moço ele definiu seu credo republicano, libertário e, sobretudo, adotou o papel de inimigo da escravidão. Sentia o "borbulhar do gênio", queria ser grande poeta. Mas não poeta em abstrato, e sim poeta político. O engajamento de Castro Alves dá origem a uma poesia fascinante e arrebatadora. Mas ainda mais interessante é o fato de os escravos da sua literatura serem sobretudo resultado de um imaginário romântico, que dialogou com modelos africanos distantes da nossa realidade. Nos poemas de Castro Alves, a África de onde vieram os cativos é uma paisagem de desertos, areais, camelos e beduínos. É a África do Norte, do Saara ao Egito, e não a das florestas tropicais. Seus versos se impõem rapidamente na vida literária. Em jornais e revistas, em livretos de tiragens mínimas, eles chamam a atenção mais pela criatividade verbal e pela dicção mobilizadora do que pelas idéias que defendiam. À la Byron, o poeta tinha muito de performer: maquiava-se, empoava as faces e pintava os lábios para, com aparência febril, ir às tavernas e teatros declamar sua poesia.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (2)Ver mais
    rodrigo cassimiro picture
    rodrigo cassimiro23/03/2023Resenhou um livro
    4.5 (Muito bom)

    Antônio Frederico de Castro Alves nasceu em 14 de março de 1847, na fazenda Cabaceiras. É assim, de forma inicial, que Alberto da Costa apresenta o poeta conhecido popularmente como “o poeta dos escravos". O presente livro de Alberto é uma biografia que busca trazer uma breve trajetória de vida, uma vida curta, mas cheia de simbologia social e cultural. Essa obra é composta de 24 capítulos sobre a vida e obras de Castro Alves, sendo destacadas situações com os familiares, suas inspirações, romances, problemas de saúde e poemas. Um verdadeiro drama que foi resumido em, mais ou menos, 198 páginas. É perceptível observar o trabalho de pesquisa de Alberto, principalmente, em destacar alguns poemas que foram fundamentais na construção do perfil “o poeta”. Além, de fazer análise dos poemas, Alberto ressaltou algumas questões problemáticas com relação às imagens dos africanos nas obras, pois muitos dos versos, por exemplo, não corresponderão aos locais de origem dos escravizados. O único ponto negativo, na verdade não tem, que Alberto poderia ter focado mais na história dos familiares no início do livro, seria interessante conhecer um pouco da vida do avô, o famoso matador de criança, e suas filhas. Assim, o Cecéu (apelido de Castro Alves) é uma figura interessante de conhecer, sua vida é curta, porém, tenho a sensação que viveu muitos anos. Observação: Castro Alves é, sempre será, um grande Baiano.

    13 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.2 / 32
    • 5 estrelas19%
    • 4 estrelas31%
    • 3 estrelas22%
    • 2 estrelas16%
    • 1 estrelas13%
    Alberto Vasconcellos da Costa e Silva profile picture

    Alberto Vasconcellos da Costa e Silva

    Alberto Vasconcellos da Costa e Silva (São Paulo, 12 de maio de 1931) é um diplomata, poeta, ensaísta, memorialista e historiador brasileiro, e membro da Academia Brasileira de Letras.

    15 Livros
    40 Seguidores
    São Paulo, Brasil

    Alberto Vasconcellos da Costa e Silva