Afirmações categóricas muito estranhas:
“Gramsci superou Marx”
“Nietzche é o filósofo mais famoso de todos os tempos”
“As ideias de Weber eram mais profundas do que as de Marx”
Já é estranho esse gosto dele de colocar outros pensadores como especificamente superiores a Marx, mas piora.
A afirmação mais absurda e parcial de todas:
“Trotsky é o revolucionário russo mais célebre fora da Rússia e o que tem o legado mais duradouro”
O mundo no caso sendo o Ocidente néKKKKK
É simplesmente absurdo falar isso quando Lenin existiu, mesmo após o fim da URSS, China, Cuba e o Vietnã se declaram Leninistas. Enfim, é aquele famoso tesão ocidental no bom socialista que nunca esteve no poder e que era útil como crítico à esquerda da URSS. E o problema não é criticar, óbvio, é só que essa postura do autor é o retrato de uma perspectiva torpe e ocidentalizada.
Ademais, ele também escolhe uma foto de Thatcher para representar os valores de Adam Smith, sendo que ela seria muito mais “digna” de Friedman.
E a velha e boa equalização de Stalin e Hitler como “Totalitários” — o rótulo vazio e liberalizante favorito do status quo.
E para finalizar, um erro básico ao falar que Nietzche morrera em 1890 (ele faleceu em 1900)
OBS: vou dar uma valorizada pq me ajudou em umas 5-6 questões no Enem.