Sabe aquela popular frase Não julgue um livro pela capa?
Eu sou o tipo de pessoa que normalmente aplico essas palavras nas minhas aquisições literárias. Perdi a conta das vezes em que peguei um volume cuja capa dava a impressão de ter sido criada por uma equipe de arte amadora ou por alguém que não leu o livro; ou até mesmo por um afoito que estava com diarreia aguda e não teve tempo hábil pra fazer coisa melhor.
Contudo, quando lia a história... ôxi! Era excelente, digna de encorpar a pilha dos preferidos e queridinhos.
Desta forma, em função de muitas experiências assim, nunca me liguei em capas e achava engraçado quem dava grande importância a elas.
Por exemplo, lembro de uma menina dizendo que comprou determinado livro só porque achou a capa bonita. Ri daquilo e ainda pensei com meus botões: Ah! Fala sério! Nem que a vaca tussa em hebraico eu faço uma coisa dessas.
É, mas o mundo dá voltas e as vacas são bilíngues porque eu paguei a minha língua comprida.
Vocês acreditam que eu comprei No quarto ao lado exclusivamente pela capa, sem nem mesmo ler a sinopse?
Mas olha só, você há de convir que a culpa não é minha porque fui efetivamente induzida ao ato pela anatomia masculina ali exposta, com toda aquela avantajada circunferência braçal e todo aquele torso ultra desenvolvido. Quase um atentando ao pudor.
Logo, sou uma frágil vítima do sistema.
Mas no final das contas, estou feliz por ter cedido à tentação porque a história é muito bonita, simples e gostosa de ler. E se você é como eu - que alterno livros tensos com outros mais descontraídos - vai adorar este histórico porque ele é super levinho.
Pra início de conversa, No quarto ao lado é o segundo da série Noivas herdeiras e eu desconhecia tal informação, claro. Se você não sabe, eu tenho mania de cair de paraquedas no meio de uma série e só fico sabendo do fato depois que o estrago foi consumado.
Bem, e seguindo esta minha involuntária tradição, lá fui eu ler o livro antes do primeiro, que se chama Procura-se um duque. Pelo que notei, as histórias são bem ligadas já que Calder, o mocinho daqui, é quase um antagonista (sem ser vilão) no livro anterior.
Por isso, vou explicar o contexto da série para uma melhor compreensão da coisa toda.
Noivas herdeiras são histórias de três jovens, netas de um homem excêntrico que decidiu entregar a polpuda herança às netas apenas se elas se casassem com um duque ou um marquês. Com isso, as moçoilas começam uma busca meio tímida pela sociedade londrina e cada um dos três livros vai narrar o que aconteceu a elas.
Em No quarto ao lado, já iniciamos a história com Deirdre pedindo Calder em casamento. Pela descrição do cara, até eu que sou mais boba.
Ele - por motivos que não posso dizer se não mando ver no spoiler até do livro anterior - aceitou o pedido e o casório foi realizado.
Mas as coisas não seriam tão simples porque a personalidade do casal é meio conflitante.
Imagine um homem introspectivo, orgulhoso, que não gasta palavras à toa e que, além de tudo, está acostumado a mandar até em formiga? Agora, imagine uma menina meio mimada, voluntariosa, mas tenaz em seus objetivos?
Ei-los.
A partir disso, você já pode supor uma guerra de vontades como conseqüência, né? Inclusive no que se refere à consumação do casamento. Mas isso aí, você vai ter que ler pra descobrir. ; )
Assim, os dois começam uma convivência meio aos trancos e barrancos, com acréscimo de uma garotinha travessa, um admirador sem noção, um ambicioso e manipulador mau caráter, um mordomo ótimo que rouba a cena em alguns momentos e o próximo casal protagonista da série.
A história é muito gostosa, com algumas partes bem divertidas. Há também algum drama, suspense, enganos e desenganos, romance e sensualidade entre o casal. Li o livro em poucas horas porque, infelizmente, só tem 220 páginas.
E a única coisa que tenho a reclamar é da tradução. A impressão que tive foi que, na hora de mutilar a história, como a falecida NC comumente fazia, algumas partes ficaram de fora e, por isso, comprometeram o entendimento de determinadas cenas. Mas não é nada que atrapalhe demais, só te faz ficar no vácuo.
Recomendo? Ô! Demais da conta, tanto que já estou aqui procurando com uma indocilidade peculiar a continuação, Sonhos de cinderela, que também promete! ; )