Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas9
    • Leitores446
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Quando os pais se separam -

    Françoise Dolto

    Jorge Zahar
    1989
    156 páginas
    5h 12m
    ISBN-11: 8571100691_
    Português Brasileiro
    4.1
    60 avaliações
    Leram123Lendo20Querem295Relendo5Abandonos3Resenhas9
    Favoritos2Desejados295Avaliaram60

    "Este livro não é um ensaio de técnica analítica e não contém casos clínicos, mas tudo o que nele proponho se fundamenta em minha experiência clínica. Alguns pais que tinham deteriorado sua vida conjugal - por vezes diversas vidas conjugais sucessivas - puderam analisar comigo o retorno de recalcamentos de sua infância, ligados à separação dos próprios pais e ao silêncio imposto a essas experiências. Por isso é que este livro foi escrito, tanto para os pais quanto para seus filhos. É com essas palavras que a psicanalista francesa Françoise Dolto apresenta Quando os pais se separam, uma contribuição inestimável à problemática das crianças atingidas pela separação dos pais.Com brilhantismo, aborda temas como a forma de falar sobre separação com os filhos, a culpa que a criança sente ante um genitor "que sacrifica tudo por ela", a guarda dos filhos pequenos, a pensão alimentícia, os pais alcoólatras, a violência entre os pais e questões ainda mais polêmicas, desde a posição da Justiça em relação à criança até os casos de pais homossexuais.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (9)Ver mais
    Matheus picture
    Matheus17/09/2020Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    Para além do divórcio

    Livro fantástico, e para além do tema estritamente proposto - o que fazer com o filho de pais divorciados. No ínterim da entrevista de Dolto à Inès Angelino, é explicado, fácil, didática e exemplificadamente, o grande bicho papão da psicanálise, o complexo de Édipo, e como ele atua no triangulo familiar pai-mãe-filho; partindo do triangulo lacaniano de mãe-criança-falo, o avanço para esta nova forma permite a criança compreender a ordem simbólica por trás da mãe através do outro genitor, prosseguindo a compreensão para as outras relações familiares, interpessoais e sociais (daí tratando a Justiça, a escola, locais de convivência, como a própria <i>Maison Verte</i> [Casa Verde] de Dolto, entre outros); avança, também, para a infância pós-edipiana e à adolescência, com a mesma competência. Sem medo de soar polêmica e com uma predileção por dedar algumas feridas, vale a leitura para introduzir-se na psicanálise (inclusive a lacaniana, aqui apresentada sem grandes dificuldades).

    8 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.1 / 60
    • 5 estrelas30%
    • 4 estrelas37%
    • 3 estrelas28%
    • 2 estrelas3%
    • 1 estrelas2%
    Françoise Dolto profile picture

    Françoise Dolto

    Psicanalista e pediatra francesa, foi, junta de Lacan e outros, fundadora da Escola Freudiana de Paris. Dedicando-se à psicanálise infantil, fundou a Maison Verte, centro de convívio destinado a pais e crianças, que serve de modelo até hoje.

    21 Livros
    9 Seguidores
    Île-de-France, França

    Françoise Dolto