Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas5
    • Leitores1421
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão (Biblioteca de Filosofia e História das Ciências #1) - Um caso de parricídio do século XIX apresentado por Michel Foucault

    Michel Foucault

    Graal
    2007
    310 páginas
    10h 20m
    ISBN-10: 8570380771
    Português Brasileiro
    3.9
    272 avaliações
    Leram581Lendo130Querem678Relendo1Abandonos31Resenhas5
    Favoritos20Desejados678Avaliaram272

    Em 1835, um jovem camponês mata a golpes de foice a mãe grávida, a irmã adolescente e um irmão de sete anos. Preso, escreve longo depoimento sobre as razões de seu ato. Condenado morte, trava-se acirrada polêmica entre psiquiatras e juristas, e a repressão judiciária é suspensa pelo diagnóstico médico: o jovem é considerado louco e sua pena é comutada em prisão perpétua. Meses mais tarde, enforca-se em sua cela. A agitação em torno desse caso marca o inácio da luta da psiquiatria por uma posição, ao lado da Justiça, entre as instâncias de controle da vida social. Este livro é o resultado de um trabalho de equipe realizados no College de France sob a direção de Michel Foucault, reunindo as peças judiciárias do processo e desenvolvendo análises sobre aspectos jurídicos e psiquiátricos do caso luz das conceituações atuais.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (5)Ver mais
    Emanuela Martins picture
    Emanuela Martins25/03/2010Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    Não acho que o livro seja preconceituoso ou tendencioso. É o retrato de uma época, seus valores e crenças, de uma mentalidade hoje considerada retrógrada e infundada. Foucault nos convida a mergulhar nesse universo e entender, sob outra ótica, um crime brutal e inicialmente sem sentido. Nessa viagem nos chocamos com um adolescente, misterioso e psicopata aos olhos das testemulhas, que mostra-se através de suas confissões... Magnifíco, como toda a obra do autor, digno de ser degustado sem moderação.

    11 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.9 / 272
    • 5 estrelas30%
    • 4 estrelas35%
    • 3 estrelas26%
    • 2 estrelas7%
    • 1 estrelas2%
    Michel Foucault profile picture

    Michel Foucault

    Michel Foucault foi um filósofo francês. Estudou filosofia e psicologia na École Normale Supérieure de Paris. Suas obras são contraponto à certeza inabalável de marxistas e freudianos radicais a partir de 1960. Foi um pensador de academia. Na década de 60 foi chefe do departamento de filosofia da Universidade de Clermont-Ferrand. O ápice de sua carreira acadêmica foi o cargo de Professor de História e Sistemas de Pensamento no College de France. A partir daí, e também devido a suas conferências em vários países, sua reputação e influência se espalhou pelo mundo. As maiores fontes do pensamento de Foucault foram as filosofias de Nietzsche e Heidegger. Assim, tanto a fenomenologia existencialista quanto a natureza do poder foram preocupações freqüentes do francês. Os críticos reconhecem três fases na filosofia de Foucault. A primeira é a de História da loucura (1960), em que os temas da criatividade, exclusão e repressão são centrais. Da segunda fase é As palavras e as coisas (1966), um de seus livros mais importantes. Vigiar e punir (1970) seria o último estágio de seu pensamento, em que tratou dos modos físicos e psicológicos de controle e exercício do poder.

    98 Livros
    619 Seguidores

    Michel Foucault