Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas1
    • Leitores1171
    • Similares1
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Apocalípticos e Integrados (Debates #19) -

    Umberto Eco

    Perspectiva
    2006
    392 páginas
    13h 4m
    ISBN-10: 8527301571
    Português Brasileiro
    4.2
    205 avaliações
    Leram480Lendo68Querem590Relendo2Abandonos31Resenhas1
    Favoritos27Desejados590Avaliaram205

    Leitura obrigatória para quem estuda a questão da cultura de massas na era tecnológica. Com sua enorme perspicácia crítica e domínio da pesquisa teórica e interpretativa, Eco, nestes ensaios, aborda o tema numa perspectiva estética.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (1)Ver mais
    Clio picture
    Clio03/07/2023Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    Coletânea de artigos do autor sobre a cultura de massa. Eco foi um expoente do novo pensamento europeu e aqui ele traz sua visão das manifestações estéticas criadas por, para ou pelas massas. A ideia principal dos textos de reduzir ou se separar inteiramente da ideia que a "cultura das massas" fosse um sinal de queda ou derrocada de qualidade, ele defendia a nova atribuição em que diferentes conjunturas sociais estavam se integrando e criando assim uma nova representação. Os primeiros artigos são pesadamente teóricos, onde o autor discute semiótica, valores e posicionamento. Alguns trazem estudos sobre exemplos populares como o Mito do Superhomem (e sua influência na sociedade estadunidense) e as Músicas Pops. Essa última merece consideração especial, já que o mesmo termo é relativamente recente (menos de cem anos) e ainda há muita discussão sobre a própria palavra "Popular". Uma das partes mais interessantes é a noção de "contracultura" e como Eco a refuta. Esse posicionamento, ainda hoje polêmico, é um dos mais salutares no meio acadêmico - a força que ainda impera entre a noção de "nós" e "eles" fica cada vez mais insólita em tempos atuais. Recomendo.

    139 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.2 / 205
    • 5 estrelas41%
    • 4 estrelas40%
    • 3 estrelas17%
    • 2 estrelas1%
    • 1 estrelas0%
    Umberto Eco profile picture

    Umberto Eco

    Semiólogo, crítico, professor e romancista italiano, dedicou-se à estética, filosofia da linguagem, teoria da literatura e da arte e sociologia da cultura. Tornou-se famoso ao grande público com sua obra literária, notadamente com <i>Il nome della rosa</i>.

    248 Livros
    896 Seguidores
    Piemonte, Itália

    Umberto Eco