Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos1
    • Resenhas46
    • Leitores819
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Destino Adiado -

    Gibrat

    Pipoca & Nanquim
    2020
    132 páginas
    4h 24m
    ISBN-10: 8593695582
    Português Brasileiro
    4.3
    429 avaliações
    Leram526Lendo7Querem282Relendo0Abandonos4Resenhas46
    Favoritos50Desejados282Avaliaram429

    Jean-Pierre Gibrat, um dos quadrinistas franceses mais consagrados e premiados de todos os tempos, finalmente chega ao Brasil, com a primeira graphic novel totalmente escrita e desenhada por ele. Em junho de 1943, Julien Sarlat pula do trem que o transportava para os campos de guerra da Alemanha e volta para o vilarejo de Cambeyrac, na França, onde se esconde em uma propriedade abandonada para esperar o término da Segunda Guerra Mundial. Por trás das persianas, ele se torna o espectador do teatro cotidiano das pessoas da cidade; mas seu maior interesse está em Cécile, por quem sempre fora apaixonado. Cécile, com quem ele agora não pode falar, apenas observar. Mas as fileiras dos tanques alemães não vão tardar em aparecer na cidade e trazer à Julien a guerra da qual ele fugiu. Uma história belíssima, magistralmente narrada e ilustrada por um mestre da nona arte, que merece constar na coleção de todo leitor de quadrinhos. Este volume da editora Pipoca & Nanquim compila a obra completa, que foi originalmente lançada em duas partes, em 1997 e 1999, com formato grande, capa dura soft touch, lombada redonda e papel couché de alta gramatura, incluindo também uma galeria de extras com esboços e artes de produção.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (46)Ver mais
    Thiago Estevam B. Lima picture
    Thiago Estevam B. Lima14/05/2025Resenhou um livro
    0

    O cotidiano e a história.

    Nessa obra prima vemos como foi a ocupação n@z1$ta na França, ao longo do cotidiano, como tenho percebido, a maioria das HQs francesas sofrem forte influência da Escola dos Annales. A Escola dos Annales, que surgiu na França no início do século XX, rompeu com a história tradicional, que se concentrava em eventos políticos e militares, para dar importância aos aspectos sociais, econômicos e culturais do cotidiano e como a dinâmica social era modificada por determinado evento que a posteriori veio a se tornar um fato histórico, na obra resenhada, destaca-se principalmente a segunda guerra mundial e a ocupação na França. Temos um protagonista que fugiu do front de batalha pois entendia que não deveria morrer por uma guerra perdida e que não era dele, nesse retorno ao seu pequeno vilarejo se esconde na casa abandonada do seu ex-professor (que foi fuzilado pelas milícias pró n@zist@$) e conta com a ajuda da sua tia para se alimentar. Sem escolha, a não ser permanecer escondido (só uma tia sabe que ele está ali) e torcer pela libertação do seu país do jugo alemão, acompanhar das sombras o desenrolar da vida que um dia foi sua e suspirar pela bela Cécile. Ou ser descoberto e executado como um desertor, pelos milicianos que colaboram com a invasão nazista. Outro ponto a destacar é a imersão na vida cotidiana de um vilarejo francês não seria tão completa, se não conseguisse o leitor sentir o frescor da primavera, o calor das tardes no bistrô local, a noite gélida do inverno trazendo sua espiral de desastres, a textura da pele e a consistência dos corpos dos seus personagens, essa imersão só é possível por conta da belíssima ambientação proporcionada pela arte de Gibrat e pela força e criatividade do seu texto. Leitura obrigatória para quem gosta de história da segunda guerra e também para quem gosta da nona arte em geral.

    24 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.3 / 429
    • 5 estrelas35%
    • 4 estrelas46%
    • 3 estrelas17%
    • 2 estrelas2%
    • 1 estrelas0%
    Jean-Pierre Gibrat profile picture

    Jean-Pierre Gibrat

    Jean-Pierre Gibrat é um artista de quadrinhos e roteirista francês. Suas primeiras histórias completas foram publicadas na revista francesa Pilote. Com Jackie Berroyer, ele assumiu o le petit Goudard em 1978, uma série que continuou no mesmo ano em Charlie Mensuel, depois no Fluide Glacial em 1980.

    11 Livros
    3 Seguidores

    Jean-Pierre Gibrat