Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas3
    • Leitores284
    • Similares11
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    O Brasil Imperial – Vol. I - 1808-1831

    Ricardo Henrique Salles

    Civilização Brasileira
    2009
    432 páginas
    14h 24m
    ISBN-14: 9788520008638_
    Português Brasileiro
    4.4
    18 avaliações
    Leram45Lendo24Querem209Relendo0Abandonos6Resenhas3
    Favoritos2Desejados209Avaliaram18

    A coleção O Brasil Imperial, organizada por Keila Grinberg e Ricardo Salles, apresenta a reflexão histórica sobre o Brasil do século XIX, incluindo temas pouco debatidos até hoje. Além do panorama traçado do período Joanino à crise do império, os livros exploram assuntos pouco ou nada discutidos anteriormente. Entre eles, política indigenista, língua nacional, ecologia e cultura popular. Os livros apresentam as principais contribuições de autores de várias gerações à historiografia recente do século XIX. São três volumes dedicados, respectivamente, ao período joanino e ao Primeiro Reinado (1808-1831); à época das Regências e ao Segundo Reinado (1831-1870); e ao período da crise do Império (1870-1889). As obras têm capítulos de pesquisadores espalhados por universidades brasileiras de norte a sul do país. O ano de 1808 é o marco inicial do primeiro volume da coleção O Brasil Imperial. Dedicado ao período de 1808 a 1831, caracterizado genericamente como a época entre o governo de D. João VI e o reinado de D. Pedro I, o livro dedica-se às principais questões políticas que dominaram este período de grandes transformações. A mais notável de todas foi a presença da Corte em terras americanas: um acontecimento histórico que mudou o rumo da então colônia. As características sociais, econômicas e culturais que marcaram a sociedade brasileira da época também são alvo de reflexão. O segundo volume trata da formação da nação brasileira nas décadas de 1830 a 1860. O debate vai além da usual dicotomia entre anarquia (Regência) e ordem (Segundo Reinado). Os autores não consideram a Corte do Rio de Janeiro como a única referência para a formação da nacionalidade brasileira. Desta forma, as revoltas ocorridas durante a Regência ganham importância na análise. Desta vez, os objetos de estudo estão inscritos entre o período da abdicação de D. Pedro I e a confirmação de D. Pedro II como Imperador do Brasil, em 1840. O fim da Guerra do Paraguai, em 1870, marcou o encerramento do apogeu do Império, iniciado com a coroação de d. Pedro II. Mesmo com a vitória nos campos de batalha, a monarquia encontrava-se debilitada. Questões, tendências, forças sociais, políticas e ideológicas contrárias à ordem vigente se fortaleceram, e desaguaram na proclamação da República. O mais importante desses temas é a escravidão. Todo este processo transitório é analisado no terceiro volume da coleção.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (11)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (3)Ver mais
    Beatriz Loureiro picture
    Beatriz Loureiro17/02/2020Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    :)

    O livro contém uma visão geral do Brasil Imperial, abordando desde a política e a Igreja até a arte do período. Cita autores muito bons que são referência no assunto. Vale a pena ler!

    6 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.4 / 18
    • 5 estrelas56%
    • 4 estrelas33%
    • 3 estrelas6%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas6%
    Ricardo Salles profile picture

    Ricardo Salles

    Ricardo Henrique Salles é um historiador brasileiro. Teve uma graduação fragmentada, escrevendo dois livros antes de terminá-la de fato, em 1996. Seguiu na carreira acadêmica tendo sucesso e sendo premiado por sua tese de doutorado sobre Joaquim Nabuco. Atualmente é professor na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

    6 Livros
    5 Seguidores
    São Paulo, Brasil

    Ricardo Salles