Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas5
    • Leitores136
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Rosa dos Ventos -

    Bartolomeu Campos de Queirós, Bartô, Bartolomeu Campos de Queirós

    Miguilim
    2000
    20 páginas
    40m
    ISBN-10: 8574420441
    Português Brasileiro
    3.4
    25 avaliações
    Leram52Lendo9Querem75Relendo0Abandonos0Resenhas5
    Favoritos0Desejados75Avaliaram25

    Com a rotação da Terra e o corpo invento uma bússola e sou uma rosa dos ventos. Abro os braços como se para um abraço. Com a mão direita tento tocar onde o Sol nasce. Lá é o Leste, lá é o Oriente. Ao nascer, o Sol acorda a noite e tudo vira dia. O Sol surge lento Assim começa o livro Rosa dos Ventos, de Bartolomeu Campos de Queirós. A obra pode parecer apenas um livro com a intenção de ensinar, brincando, os pontos cardeais, porém no texto de Queirós há muito mais do que isso. Musicalidade, ritmo, sonoridade, elementos sensoriais, múltiplos significados, intensa sensibilidade e ampliação do imaginário mesclam-se para criar um texto em que há muito para sentir e refletir sobre si mesmo e sobre estar no mundo.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (5)Ver mais
    Lucas Amorim picture
    Lucas Amorim20/12/2023Resenhou um livro
    2.5 (Razoável)

    Rosa dos ventos

    Bartolomeu sobre de forma sublime ensinar os pontos cardeais com maestria e simplicidade. É um livro de fácil compreensão e desenvoltura.

    5 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.4 / 25
    • 5 estrelas8%
    • 4 estrelas40%
    • 3 estrelas28%
    • 2 estrelas20%
    • 1 estrelas4%
    Bartolomeu Campos de Queirós profile picture

    Bartolomeu Campos de Queirós

    Bartolomeu Campos de Queirós viveu sua infância em Papagaio, cidade pequena com gosto de "laranja serra-d'água", no interior de Minas Gerais, antes de se instalar em Belo Horizonte, onde reside e trabalha. Seu interesse pela literatura e pelo ensino da arte o fez viajar muito por este país. Conhece as cidades apreciando azulejos e casas pacientemente - um andarilho atento a cores, cheiros, sabores e sentidos que rodeiam as pessoas do lugar, com o mesmo encanto na alma com que observava os rios da Amazônia, dos quais costuma sentir saudades em Minas. Bartolomeu só faz o que gosta, não cumpre compromissos sociais nem tarefas que não lhe pareçam substanciais. Diz ter fôlego de gato, o que lhe permitiu nascer e morrer várias vezes. "Sou frágil o suficiente para uma palavra me machucar, como sou forte o suficiente para uma palavra me ressuscitar." Em 1974 publicou seu primeiro livro, O peixe e o pássaro, e desde então vem firmando seu estilo de escrita como uma prosa poética da mais alta qualidade. Com formação nas áreas de educação e arte, cursou o Instituto Pedagógico de Paris. Desde os anos 70, tem destacada atuação como educador, em vários níveis, contribuindo com importantes projetos para a Secretaria de Estado da Educação e para o Ministério da Educação. Participa do Projeto ProLer, da Biblioteca Nacional, dando conferências e seminários sobre educação, leitura e literatura. Tem 43 livros publicados no Brasil e vários deles traduzidos e editados em outros países. É detentor dos mais importantes prêmios literários nacionais, como: # Prêmio Cidade de Belo Horizonte; # Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro; # Selo de Ouro, da Fundação Nacional do Livro Infanta-Juvenil; # 9ª Bienal de São Paulo; # 1ª Bienal do Livro de Belo Horizonte; # Diploma de Honra da IBBY, de Londres; # Prêmio Rosa Blanca (Cuba); # Quatrième Octagonal (França); # Prêmio Nestlé de Literatura; # Prêmio Academia Brasileira de Letras. Com o livro "Indez", foi o vencedor do Concurso Internacional de Literatura Infanto-Juvenil (Brasil, Canadá, Suécia, Dinamarca e Noruega). Vários de seus textos foram adaptados para o teatro, dentre eles, "Ciganos", encenado pelo Grupo Ponto de Partida. Sua obra tem sido tema de teses acadêmicas (áreas de literatura e psicologia) em várias universidades brasileiras. Foi presidente da Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes, membro do Conselho Estadual de Cultura e do Conselho Curador da Escola Guignard, membro do Conselho de Curador da Fundação Municipal de Cultura. Atua também como crítico de arte, integrando júris e comissões de salões e fazendo curadorias e museografias de exposições. Fonte: http://www.caleidoscopio.art.br/bartolomeuqueiros/release.htm

    20 Livros
    19 Seguidores
    Minas Gerais, Brasil

    Bartolomeu Campos de Queirós