O Espectro da Consciência - "Wilber escreveu o livro mais sensível e abrangente sobre a consciência desde Willian James". James Fadiman

    Ken Wilber

    Cultrix Ltda
    2010
    296 páginas
    9h 52m
    ISBN-13: 9788531601545
    Português Brasileiro

    Esse trabalho de Ken Wilber pode ser considerado sua principal teorização no campo da Psicologia Transpessoal, numa abordagem que amplia as concepções sobre a consciência desenvolvidas pela psicologia ocidental. Nessa obra notável, o autor compara a consciência ao espectro eletromagnético. Com base nessa analogia, tal como qualquer radiação eletromagnética, a consciência é "una" e se manifesta por uma multiplicidade de aspectos, de níveis ou de faixas, que correspondem aos diferentes comprimentos das ondas eletromagnéticas. Um livro que integra os conhecimentos fragmentados das escolas psicológicas ocidentais com os principais elementos das tradições esotéricas, resultando numa visão holística da consciência, criando uma síntese que valoriza igualmente as visões de Sigmund Freud, Carl Jung, Abraham Maslow, Rolo May e de outros psicólogos renomados, assim como as de grandes líderes espirituais, desde Buda até Krishnamurti.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (2)Ver mais
    AHS picture
    AHS19/02/2013Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    Frenético

    Este livro de Wilber - o primeiro que publicou com vinte e poucos anos - segue um ritmo frenético no caminho da descrição/compreensão das diversas 'camadas' que compõem o espectro mental, segundo este modelo, claro. Ou nem tanto, já que a concepção da existencia de niveis diversos existentes ao longo do processo evolutivo de seja lá qual capacidade for não é novidade alguma. Entretanto, particularmente a respeito da consciência - este mistério de todo dia -, é muito elucidativo tomar conhecimento destas concepções. Este livro é de uma época em que Wilber não estava metido a ser guru/marketeiro de seu trabalho. Alias é uma obra bem acadêmica, repleta de citações e referências textuais - elementos estes que, nas obras posteriores, praticamente não existem. Mas é uma obra de fôlego, recomendo muito para todos os interessados no estudo da consciência humana, um estudo livre e destituido de preconceitos ou dogmas - sejam eles religiosos ou científicos. Tirando esse lado guru/marketeiro, considero Wilber essencial nesta área, sobretudo àqueles que são orientados mais pelo raciocínio do que por qualquer outra coisa. E, se alguem duvidar, que leia o livro, é uma boa tradução, esta da cultrix.

    1 curtida

    Estatísticas

    Avaliações

    4.5 / 18
    • 5 estrelas67%
    • 4 estrelas22%
    • 3 estrelas6%
    • 2 estrelas6%
    • 1 estrelas0%