Daqui a cinco anos é um lançamento da Editora Paralela agora para o fim de Junho. O título da autora Rebecca Serle foi cedido pelo NetGalley em troca da resenha, e hoje eu vim falar para vocês sobre o quanto adorei e me surpreendi com essa história!
Na trama, acompanhamos Dannie e seu dia a dia. Ela é uma advogada prestes a alcançar o emprego dos sonhos, está morando com o cara perfeito e eles estão prestes a dar um passo mais importante em sua vida conjunta. Tudo vai bem até Dannie dormir e acordar cinco anos no futuro, num apartamento que não é dela e com um cara estranho e bonitão que, aparentemente, é seu novo companheiro.
Depois de passar a noite com ele, Dannie desperta de volta em sua realidade com a certeza de que tudo não passou de uma alucinação. Isso até quatro anos e meio depois quando sua melhor amiga, Bella, a apresenta ao novo namorado - e sim, o novo namorado é justamente o homem do seu sonho bizarro.
Sem saber para onde caminhar, mas certa de que precisa se manter no controle para que os cinco meses restantes não a levem em um caminho que pode destruir sua felicidade e a da melhor amiga, Dannie vai descobrir que prever o futuro é muito mais fácil do que impedi-lo de se realizar - mesmo que não pelos motivos que imagina.
"Estou em 2025, um homem que nunca vi é meu namorado e eu moro no Brooklyn."
Daqui a cinco anos é um pouco chick-lit e um pouco dramalhão e tudo na trama é muito bem orquestrado pra te surpreender. Eu esperava encontrar um De Repente 30 e cai de cara com os rumos que a autora resolveu dar para sua história.
Dannie é a típica protagonista organizada e controladora de romances do tipo, a que odeia fugir da zona de conforto e que tem tudo planejado para impedir que contratempos atrapalhem sua vida. Seu relacionamento com David, seu noivo e futuro marido, é perfeito em seus eixos. A parte mais alvoroçada da sua vida envolve Bella e suas aparições repentinas cheias de energia e reviravoltas.
"Você está confundindo amor com outra coisa. Acha que o amor precisa ter um futuro para fazer diferença, mas não é assim que funciona. É a única coisa que não precisa evoluir para nada. Enquanto existir, faz toda a diferença. Aqui e agora. O amor não precisa de um futuro."
E é por causa de Bella que Dannie se vê forçada a tomar caminhos inesperados, já que sua melhor amiga está apaixonada pelo cara com quem Dannie, supostamente, vai estar junto em alguns meses. Esse cara é Aaron Gregory, um arquiteto simpático e boa pinta e com um coração grandioso que vamos conhecendo com o passar da trama.
A trama desse livro pode parecer focar no Aaron, mas eu te garanto que passa longe disso. É tudo sobre Bella e Dannie; seu passado e presente e futuro. O quanto a amizade das duas é parte do firmamento que as mantém com o pé no chão, como seu amor é grandioso e vai se expandindo conforme contratempos pesados surgem em seu caminho.
Não quero falar muito a respeito disso porque acho que a graça da história está na surpresa. Eu não esperava encontrar o que encontrei. Cheguei no livro curiosa para ver onde a relação da Dannie se entrelaçaria com a do Aaron e terminei pensando que nada poderia ter sido mais importante e maravilhoso que a amizade dela e da melhor amiga - e como o livro nos entrega cada cena entre as duas.
Bella é uma força da natureza onde Dannie é estabilidade. E o fato de elas serem tão opostas torna sua amizade ainda mais interessante e arriscada e grandiosa de acompanhar. Elas se entendem como ninguém porque cresceram e viveram juntas, e há em seus corações o tipo de força que nada no mundo pode abalar.
Daqui a cinco anos não é um livro sobre amor romântico, mas o fraternal. A irmandade que surge lá no passado e permanece para sempre. O quanto um coração pode marcar o outro e garantir que essa marca jamais desvaneça. É um livro sobre escolhas e sobre liberdade, mas também sobre se jogar de encontro ao inesperado quando sentir confiança no momento.
"A proximidade dela é uma bênção para mim; e o meu silêncio, uma bênção para ela. Eu torno sua vida mais tranquila e estável. Ela torna a minha vida luminosa e exótica. Parece justo. Uma boa troca."
Os relacionamentos entre personagens são essenciais para o desenrolar dos plots. Dannie e seu noivo, David, tem muitos momentos que são a descida e subida da montanha-russa que a protagonista está seguindo. Suas interações com os coadjuvantes também, perfeitamente encaixadas em cada cena.
Eu me apaixonei por cada detalhe e reviravolta e como a autora entrelaçou tudo, a visão e o presente e o futuro, naquele final. Não vi nada daquilo vindo e, quando chegou, só soube me emocionar. É uma leitura ótima para quem gosta de personagens femininas fortes e emotivas e uma amizade que atravessa visões do futuro e temores do presente.