Entrar
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos1
    • Resenhas4
    • Leitores411
    • Similares15

    O Imbecil Juvenil - O Que Restou do Imbecil Volume 2

    Olavo de Carvalho

    Vide Editorial
    2020
    506 páginas
    16h 52m
    ISBN-13: 9786587138046
    Português Brasileiro
    4.6
    26 avaliações
    Leram41Lendo15Querem354Relendo0Abandonos1Resenhas4
    Favoritos3Desejados354Avaliaram26

    Embora tenha anunciado sua intenção de mudar de assunto depois da Longa marcha da vaca para o brejo, o autor não conseguiu mantê-la e acabou por aumentar a série O que restou do imbecil - um combate jornalístico contra o próprio estado de coisas, uma frágil barreira de papel em oposição à maré montante de estupidez letrada. Esta obra tem por objetivo documentar aquilo que não pode remediar: o discurso dominante do baixo ventre da intelectualidade brasileira acabou por colorir-se ainda mais, assumindo tons mais ferozes, dogmáticos e arrogantes, que assinalam um progresso substancial da inteligência pátria ladeira abaixo e prenunciam a breve conversão da estupidez verbal em vias de fato. O título deste volume, O imbecil juvenil, alude por um lado àquela observação de René Descartes segundo a qual todos os nossos problemas advêm de que antes de ser adultos fomos crianças; e, por outro, ao consagrado termo gramsciano, tropicalmente adaptado às terras brasílicas a fim de comentar as muitas manifestações da imbecil-coletividade. O leitor que se prepare.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (15)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (4)Ver mais
    Marcela Moraes picture
    Marcela Moraes19/06/2025Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    O imbecil juvenil - Olavo de Carvalho

    O título desse volume, “O imbecil juvenil” alude por um lado àquela observação de René Descartes segundo a qual todos os nossos problemas advêm de que antes de ser adultos, fomos crianças; e, por outro lado ao consagrado termo gramsciano, tropicalmente adaptado às terras basílicas a fim de comentar as muitas manifestações da imbecil-coletividade.

    1 curtida

    Estatísticas

    Avaliações

    4.6 / 26
    • 5 estrelas73%
    • 4 estrelas19%
    • 3 estrelas8%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
    Olavo Luís Pimentel de Carvalho profile picture

    Olavo Luís Pimentel de Carvalho

    Olavo de Carvalho é um conferencista, ensaísta, e autor brasileiro militante da direita política, atuando nas áreas do jornalismo e filosofia. Trabalhou em revistas e periódicos tais como Planeta, Bravo!, Primeira Leitura, O Globo, Época, Zero Hora, Jornal do Brasil e Jornal da Tarde. <br /> A tônica de seu pensamento é "a defesa da interioridade humana contra a tirania da autoridade coletiva, sobretudo quando escorada numa ideologia 'científica'".

    101 Livros
    645 Seguidores
    São Paulo, Brasil

    Olavo Luís Pimentel de Carvalho