Estava bem ansiosa para fazer a leitura desse livro, porque era o único da Helô (inclusive dentro dos não publicados) que eu ainda não tinha lido.
Apesar de já ter sido alertada que não era o melhor da autora, me surpreendi bastante com o enredo e com a construção da Catarina, aliás, ela é uma protagonista incrível!
Catarina sempre pensou que sabia o que queria da vida e uma dessas coisas era não ser mãe. Do seu ponto de vista, ela não tinha nascido com o dom. A sua sorte foi ter encontrado um marido incrível que aceitava isso, Vinícius. Eles estão juntos há 10 anos e o casamento é perfeito, ou o mais perto disso, mas, um pequeno erro que Catarina comete no trabalho e a força a voltar para São Paulo, muda completamente sua vida.
Vinícius não fica muito feliz por sua esposa precisar voltar para São Paulo quando ele tinha arrumado uma folga para ficarem juntos e chega a ser até hostil, o que faz com que Catarina se sinta ainda mais culpada, principalmente porque sua vida é dividida, 15 dias em SP e 15 em casa. Querendo fazer uma surpresa, ela volta o mais rápido possível, mas não encontra o marido em casa. Ela acredita que ele saiu com amigos, pois estava chateado e fica tranquila, mas, quando 6 horas da manhã, seu interfone toca e ela percebe que o marido ainda não chegou, ela sente um frio na espinha.
Na porta encontra-se uma senhora com duas crianças, uma que parece ter dois anos e um bebê. Acompanhada delas, um bilhete que pede para que ela cuide das crianças. Como Catarina vai lidar com essas crianças e o que aconteceu com Vinícius?
Esse é o livro mais previsível da Helô, eu conseguia adivinhar cada uma das passagens, exceto por uma questão relacionada a um personagem que aparece na trama, mas isso não tira o brilho da história e quão incrível é ver a Catarina florescendo e enfrentando de frente todos seus problemas.
Ainda que Total imprevisto não seja meu livro favorito da Helô, ele tem um lugar especial no meu coração e nunca vou me esquecer de como a Helô passou uma mensagem linda de que tudo bem mudar o que você tinha programado e amolecer seu coração, você não precisa ser racional sempre.
LEIA!